Mindfulness em Centros Educativos

0
673

097afd34_0acc_484a_bd76_f61cfbbecc63 Warrior-III-GroupO significado literal de  Mindfulness é Atenção Plena. Através de práticas simples é possível educar a mente para que esta se foque no que realmente interessa, o momento presente.
Mindfulness pode definir-se como a consciência que surge ao prestarmos atenção deliberada a como se desdobram as experiências, momento a momento, com uma atitude de aceitação, compaixão e curiosidade.
É o enfoque na atenção que nos leva a centrar a nossa consciência no que sucede no presente. Isto permite-nos observar a realidade de uma maneira mais nítida e transparente, dando-nos conta da interpretação subjetiva a partir da qual a estamos a percecionar.
O Termo “Mindfulness” não é novo, tem a sua origem na filosofia Budista, mas é no início dos anos 70, quando o Dr. Kabat Zin, fundador da clínica para a redução do stress da Universidade de Massachusetts dá uso a este termo, baseando-se na filosofia já referida , mas despida de qualquer dogma ou conotação religiosa.
O Objetivo
O objetivo base do Mindfulness centra-se em aprender a gerir as nossas emoções, pensamentos e reações perante as circunstâncias da nossa vida pessoal e profissional, através do cultivo da atenção plena.
Desta forma, e mediante a utilização de diferentes técnicas de treino da atenção consciente descobrimos como, através do desenvolvimento da atenção ao momento presente, podemos desenvolver uma série de atitudes perante as nossas emoções e estados mentais que nos permitem geri-los desde a liberdade, a auto-compreensão e a ausência de sofrimento.

A prática de Mindfulness reduz a nossa própria reatividade desativando o nosso automatismo habitual e permite manifestar “respostas” em vez de “reações”.

Programas de Educação Mindfulness para Escolas e Centros Educativos
O programa Educação Mindfulness foi desenvolvido jé em mais de 20 centros educativos de ensino infantil, primária e secundária na província de Madrid, Salamanca e Valladolid desde o ano letivo de 2011/2012.
Em Portugal, o 1º ocorreu no centro social e paroquial de Carnide com as crianças do infantário (3, 4 e 5 anos), educadoras e os pais que quiseram aderir ao programa.

O programa é constituído por três partes:
1. A primeira desenvolve-se em sessões semanais na sala de aula, com 1h de duração. É um programa sequencial de práticas, participativo e integral, que tem como principais objetivos para a aula:
• Aumentar a consciência corporal. Oferece-se o Desenvolvimento de memórias sensoriais de estados de relaxamento e calma, assim como de estados de concentração, com o objetivo de que os participantes possam aceder cada vez com maior rapidez a estes estados. Tudo isto é tratado com carinho, reforçando assim a auto-imagem de cada um.

• Melhorar a gestão emocional. Partindo do reconhecimento e da expressão assertiva e respeitosa de uma emoção, assim como desenvolvendo a capacidade de atenção às sensações físicas próprias de cada emoção e desligando, assim, o sistema de alimentação da emoção contrativa, para poder transformá-la em uma emoção expansiva.

• Melhorar a interação social. Através do Desenvolvimento de uma observação compassiva sobre nós mesmos e sobre os outros desenvolve-se uma conduta mais pro-social e empática.

• Incrementar as habilidades cognitivas. Desenvolver a atenção aos pensamentos como ponto de partida para o desenvolvimento de uma mente feliz. Parte-se da observação dos processos mentais como início até à pratica da meditação, aprendendo a aquietar a mente e permitindo que exista menos interferência na hora de receber informação. A concentração leva a que se consiga assimilar mais informação. Desenvolver a capacidade de discernir, está na base de uma aprendizagem ativa, significativa e critica. Supõe saber a que atender, selecionar a informação mais relevante.

• Incrementar a serenidade e o bem-estar. Desenvolvendo a atenção à respiração como elemento chave no equilíbrio psíquico como fim de induzir estados de relaxamento e calma, são passos indispensáveis para desenvolver a autonomia responsável da própria gestão emocional.

2. Worshops para Professores. A educação Mindfulness tem como principio o Desenvolvimento integral do ser humano, isto é, coloca como prioridade absoluta e acima de tudo, o desenvolvimento de pessoas conscientes que se responsabilizam pelo seu próprio bem-estar.
Neste sentido, estes workshops têm como principais objetivos:
• Partilhar as Chaves de Mindfulness como prática na vida quotidiana da aula
• Praticar alguns exercícios Mindfulness para incorporar na atividade da aula e na vida diária dos professores
• Fomentar a integração destas práticas na vida diária dos professores e do centro/escola.
• Refletir sobra a importância de “Educar pelo que Somos”, dando enfaze ao comportamento a partir da presença.
• Desenvolver um olhar mais afetivo do educador para as crianças participantes e as suas famílias.

3. Escola de Mães e Pais
Este programa propõem um trabalho, que se pode alargar a todo o período do curso,  em modo de Escola para Mães e Pais, que tem como objetivo:
• Partilhar as Chaves de Mindfulness como prática na vida quotidiana
• Praticar alguns exercícios Mindfulness para incorporar na vida familiar
• Refletir sobra a importância de “Educar pelo que Somos”, dando enfaze ao acompanhamento dos filhos a partir da presença.
• Refletir acerca de diferentes temas “quentes” na criança, a partir do olhar da educação transpessoal e filosofia Mindfulness

Através do Mindfulness podemos educar crianças e jovens para serem mais estruturados, serenos, com uma maior capacidade de gerir as suas emoções, ajudando-os a estarem focados, a conseguirem uma maior capacidade de concentração, assim como a aprenderem a gerir os seus próprios processos internos, contribuindo para que se tornem adultos mais tranquilos e com uma maior auto-estima.
Em resumo, através do Mindfulness aprendemos a conectar-nos com a nossa consciência, com quem sou, desenvolvendo desta forma uma atitude de maior aceitação e compaixão comigo próprio e com os outros

Anabela Cordeiro
Facilitadora de Programas de Educação Mindfulness
Coach Transpessoal para educadores