Alfeizerão durante 2017

0
806
Gazeta das Caldas
Em Maio os jovens do grupo Sentinelas da Manhã, da Paróquia de Alfeizerão, ganharam o Festival da Canção Cristã

Janeiro – A festa de Santo Amaro realizou-se nos dias 14, 15 e 16 com sol e frio. As procissões foram bastante participadas.
Fevereiro – Os dois corsos carnavalescos saíram nos dias 26 e 28. Foram duas tardes animadas e com bastante assistência. Realizou-se na Casa do Povo o 4º Festival de Sopas do Povo.
Março – O Pinhal do Bagulha, à entrada do Casal da Ponte (que dizem que foi semeado no século XIX), foi agora cortado com pena de muita gente. Na rua do Relego foram colocadas três lombas na zona onde tem acontecido mais acidentes.
Abril – A edição do “Olé, Olé, Alfeizerão”, voltou a ser um sucesso. A afluência de público foi maior em relação a 2016.
Maio – A Infraestruturas de Portugal realizou obras no troço da EN nº 8 que passa por Alfeizerão, Vale Maceira e Tornada. A 26 de Maio, em Alcobaça, o grupo “Sentinelas da Manhã”, da Paróquia de Alfeizerão, conquistou o 1º lugar pela quinta vez consecutiva do Festival da Canção Cristã.
Junho – Um grupo de benfiquistas de Alfeizerão festejou os títulos que o Benfica alcançou na última época. A festa de S. João Batista, padroeiro da comunidade de Alfeizerão teve lugar nos dias 24 e 25. As marchas marcaram presença tendo desfilado perante largas centenas de pessoas. O S.U. Alfeizerense realizou a assembleia geral para apresentar contas relativas à época 2016/2017 e eleger novos corpos sociais para o biénio 2017/2019.
Julho – No dia 16 Alfeizerão comemorou o 26ª aniversário de reelevação a vila. A Casa do Povo comemorou 102 anos. Foi servido o almoço tradicional.
Agosto – Os utentes da Extensão de Saúde queixam-se da falta de médicos. A tutela diz que espera resolver o problema brevemente. Na Misericórdia de Alfeizerão o ambiente é tenso devido à contestação ao seu provedor, José Luís Castro, que levou a que, em dez meses, 14 elementos dos corpos gerais se tivessem demitido.

Setembro – A directora do Agrupamento de Centros de Saúde do Oeste Norte, Ana Pisco, esteve em Alfeizerão com o objectivo de tranquilizar a população sobre a falta de médicos de família no Centro local. Faleceu no dia 23 de Setembro aos 111 anos, Benvinda Matias. Encontrava-se no Lar da S. C. Misericórdia. Realizou-se a Feira e Festa Anual que teve como ponto forte a prova de ciclismo que reuniu duas centenas de ciclistas com idades desde os 6 e 18 anos.
Outubro – O Centro Social Paroquial foi contemplado com a entrega de uma viatura de nove lugares para transporte de crianças que foi apresentada à população no dia 17.
Novembro – Foi notícia o semáforo à entrada da vila que continua fora de serviço há quase um ano. Os habitantes não compreendem tão grande demora.
Dezembro – A Rotunda da A8 à saída para Alfeizerão continua desprezada pelas entidades competentes. Até quando? A Assembleia de Freguesia rejeitou a instalação de uma fábrica de transformação de frutos e legumes na Quinta do Vale da Cela. Graciete Simões Machado, filha da terra, escreveu um livro sobre memórias de Alfeizerão e das suas gentes, que foi apresentado numa sessão realizada na Casa do Povo.

T. Antunes