A escritora e jornalista Alice Vieira esteve a 23 de Janeiro na Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, no Bombarral, para uma manhã de conversa e partilha com os alunos dos 6º e 7º anos. A iniciativa partiu da Biblioteca Escolar e incluiu uma minifeira do livro dedicada à convidada. Com a boa disposição que a carateriza, Alice Vieira passou a palavra aos alunos, que não perderam a oportunidade de colocar várias questões sobre a sua vida e a obra.
Jornalista desde os 18 anos, Alice Vieira publicou o seu primeiro livro aos 35 anos, a pedido dos filhos. A autora conversou sobre a influência do jornalismo na sua escrita e sobre a paixão que tem, desde jovem, por tal profissão, tendo chegado a confidenciar que esta é mais importante do que escrever livros.
[showhide]
Questionada sobre onde vai buscar as ideias para as histórias, Alice Vieira explicou que estas se baseiam no quotidiano, tendo partilhado alguns episódios que vivenciou e que transpôs para as suas obras.
No final da sessão, o director do Agrupamento de Escolas Fernão do Pó, Emanuel Vilaça, procedeu à entrega dos prémios do Concurso Alice Vieira, que desafiou os alunos do 6º ano a escrever um final alternativo para o livro “Chocolate à Chuva”, enquanto os do 7º ano tiveram que apresentar uma entrevista com dez perguntas para fazer à autora. Relativamente aos alunos do 6º ano, os vencedores foram Margarida Vítor e Tiago Santos, enquanto os estudantes do 7º ano premiados foram Rafaela Fernandes e Rodrigo Nunes.
[/showhide]





