- publicidade -

A Banda da Sociedade Musical Recreativa Obidense (SMRO) participou na procissão “El Despertar”, que decorreu na Sexta-feira Santa, em Zamora. Esta manifestação religiosa tem como particularidade iniciar-se às cinco da madrugada, prolongando-se até ao meio-dia. A banda obidense acompanhou durante todo o percurso um dos mais importantes andores da procissão, ”La Caída”, que simboliza a queda de Jesus quando transportava a cruz a caminho do calvário. O andor, construído no século XIX, pesa cerca de 2300 Kg e foi transportado por 36 pessoas.
A banda interpretou as marchas fúnebres de Thalberg, de David Rivas Dominguez, e outras de compositores portugueses. Um dos pontos mais altos desta celebração teve lugar na Plaza Mayor de Zamora onde, ao som da música de Thalberg, todos os andores desfilaram com as pessoas a cantarem as melodias fúnebres que vinham dos vários pontos da praça, tocadas pelas muitas bandas presentes, descreve o maestro João Raquel à Gazeta das Caldas.
“Outro momento muito emotivo vivido pelos músicos da SMRO foi durante o recolher dos andores ao Museu da Semana Santa de Zamora, quando a banda, ao abandonar o recinto tocando uma marcha fúnebre, foi efusivamente aplaudida pelos milhares de pessoas presentes”, acrescentou João Raquel.
Terminada a procissão em Zamora a banda fez de imediato mais sete horas de viagem até Óbidos para chegar a tempo de participar na Procissão do Enterro de Jesus, que decorreu na sexta-feira à noite.
A sua boa prestação valeu-lhes o convite, por parte da Confraria Jesus Nazareno de Zamora, para estar presente nas celebrações nos próximos dois anos.

- publicidade -