Cadaval vai ter corso na terça-feira à tarde

0
463

A Câmara do Cadaval vai dar tolerância de ponto aos seus funcionários no dia de Carnaval e o corso vai sair à rua no domingo, 19 de Fevereiro, e terça-feira à tarde, 21 de Fevereiro, a partir das 15h30.
Ao contrário das outras autarquias com executivo eleito pelo PSD, esta autarquia decidiu manter o seu programa de actividades e dar oportunidade aos seus funcionários de gozarem as festividades preparadas.
No Cadaval a folia carnavalesca arranca com o desfile infantil, no qual participam as escolas e jardins de infância do concelho, que decorre esta manhã, 17 de Fevereiro, a partir das 10h30.
Devido à requalificação urbanística em curso na Avenida dos Bombeiros, o cortejo infantil partirá, tal como no ano passado, do Centro Escolar, percorrendo a rua das Castanholas.
A autarquia propôs às escolas o tema “História e Tradições do Concelho do Cadaval” para este desfile, o qual serviu de base à confecção dos fatos.
Também devido às obras de requalificação do núcleo central da vila, os corsos irão percorrer essencialmente a rua 13 de Janeiro e das Castanholas.
A participação é aberta a grupos a pé e a carros alegóricos concelhios que se inscrevam até dia 17, preferencialmente, ou até à hora de início do primeiro desfile (19 de fevereiro, 15h30).
O município voltará a subsidiar, mediante inscrição prévia, os grupos a pé com mais de 10 elementos (variando o valor em função do número de participantes) e também os carros alegóricos a partir dos cinco figurantes.
Para segunda-feira, dia 20, pelas 22 horas, está agendado o tradicional Baile de Carnaval, no Pavilhão dos Bombeiros, que será animado pela banda “Atlântida” e que terá entradas livres.
O Carnaval do Cadaval é uma organização conjunta da Câmara Municipal do Cadaval e da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Cadaval.

“Tens prà Troika?!”

Esta noite, às 21h30, o grupo de teatro Gente Gira estreia a sua mais recente produção intitulada “Tens prà Troika?!”, no cine-auditório dos bombeiros do Cadaval. A revista vai estar em cena em Fevereiro e Março, com espectáculos já marcados para as noites do dia 18, 19, 21 e 25, sendo que há também sessões nas tardes de 19 e 21 de Fevereiro, a partir das 17h30.
Flávio Gil, o jovem actor que integra o espetáculo “O Melhor de La Feria”, escreveu e encenou o novo trabalho do GGG. Coube ao maestro Carlos Dionísio a criação musical, bem como gravações e orquestrações.
A direcção do corpo de baile e coreografia volta a estar a cargo de Paulo Paulino e o guarda-roupa será mais uma vez executado por Natália Lopes.
De um elenco de 20 actores, cantores e bailarinas, destaca-se a estreia em revista de Bernardo Vasconcelos, um jovem que participou na comédia “Flor do Cato”, sob direção de Filipe La Féria e actualmente participa na novela da TVI, “Doce Tentação”.
Parte da receita da revista reverterá a favor da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Cadaval.
Ao longo de duas horas haverá diversas alusões à actual situação social do país, mas também haverá lugar para a crítica local e para uma homenagem ao Fado.

Pedro Antunes
pantunes@gazetadascaldas.pt