Cencal vai aliar cerâmica ao vidro da Marinha Grande

0
502
- publicidade -

notícias das CaldasO Cencal passou a dispor de um novo pólo na Marinha Grande pois ficou, por incumbência do IEFP, a gerir várias valências do extinto centro de formação que se dedicava ao vidro e ao cristal, o Crisform.

O centro de formação caldense “será responsável pelas áreas do laboratório e pela formação tecnológica em vidro, área que tem semelhanças com a cerâmica, bem pelo Centro Novas Oportunidades ali existente”, disse Octávio Oliveira, director do Cencal, durante uma cerimónia de entrega de certificados a formandos das Novas Oportunidades. Esta cerimónia realizou-se na passada terça-feira, dia 24 de Maio, tendo sido presidida por Conceição Matos, vogal do Conselho Directivo do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP). Foi esta instituição que quis manter as actividades da ex-Crisform  em funcionamento, e para além das competências entregues ao Cencal, outras áreas formativas generalistas ficaram a cargo do Centro de Formação Profissional de Leiria.
“O facto do Cencal estar relativamente próximo e de já termos um pólo em Alcobaça deverá ter influenciado o IEFP a lançar-nos este desafio”, disse Octávio Oliveira que sublinhou o facto de agora o centro de formação caldense se ocupar também da formação na tecnologia do vidro. Segundo o mesmo responsável “vamos tentar responder o melhor possível, qualificando os recursos humanos e apoiando as empresas locais na sua busca de maior produtividade”, acrescentou.
Ao todo na cerimónia de 24 de Maio foram entregues 85 certificados a 10 pessoas do percurso modular de Atendimento Comercial, 46 aos que completaram o Ensino Básico (9º ano) e 29  aos que concluíram o ensino secundário (12º ano).
Ao todo e até este momento o Cencal já fez duas mil certificações – 1600 referentes ao ensino básico e 400 ao secundário. Deste número nas Caldas foram certificados 500 ao nível do básico e 200 do secundário. No total em 2010 o Cencal realizou formação para 3200 formandos totalizando 22.500 horas de formação.
Segundo Conceição Matos, do IEFP, o centro de formação caldense, fundado em 1981, “trabalha bem e é em reconhecimento da boa gestão que foi agora convidado para co-gerir o pólo da Marinha Grande”. Segundo aquela responsável “este é pois um momento de expansão deste centro de formação”, disse a responsável daquele organização que, em conjunto com vários elementos do Conselho de Administração do Cencal, fizeram a entrega dos certificados aos formandos que encheram por completo o auditório daquele centro de formação.

- publicidade -

 

- publicidade -