Abriu recentemente a Come – The Steakhouse, um restaurante na Ribafria (Benedita) que funciona à base de carnes grelhadas e está aberta às sextas-feiras e sábados à noite. Trata-se de uma aposta de Sónia Rosário (da Mata de Porto Mouro) e Rui Leandro (das Antas).
Sónia é proprietária da churrasqueira Olhó Frango Assado – que abriu em 2007 no Mercado de Santana – e o chef Rui trabalha na Fortaleza do Guincho, no restaurante estrela Michellin do chef Miguel Rocha Vieira, onde estagiou depois de se formar na Escola Profissional da Nazaré.
Rui Leandro mantém-se a trabalhar na Fortaleza do Guincho durante cinco dias e às sextas e sábados na Come. Sónia Rosário é responsável pela gestão e pelo serviço.
Os sócios juntaram sinergias e abriram um novo espaço, numa sala ao lado da churrasqueira que a Olhó Frango Asssado abriu em 2010 na Ribafria. Esta sala já era de Sónia Rosário e estava sem actividade desde há dois anos. Antes havia estado alugada a uma cabeleireira. “Desta forma temos dois espaços distintos, que aproveitam a estrutura existente”, explicou. São quase duas salas independentes e completamente
diferentes, com uma cozinha comum.
A aposta neste espaço “vem preencher uma lacuna que tínhamos em termos de clientes, permite atingir outro público, por exemplo, com jantares de negócios e grupos”, explicou Sónia Rosário.
A Come funciona à base de carnes e os empresários pretendem trabalhar com especialmente com vaca (normal ou maturada), porco malhado de Alcobaça e frango à Guia. Um dos maiores gastos foi um equipamento alemão que permite fazer a própria maturação da carne, que segundo o chef Rui Leandro, “elimina as bactérias e intensifica o gosto, tornando a carne mais tenra”.
Neste restaurante haverá uma aposta nos produtores locais, pelo que têm uma vendedora da Praça da Fruta que lhes vai deixar os produtos ao estabelecimento. Além dos hortícolas e das frutas, a carne também é comprada a um fornecedor local.
Em termos de entradas, esclarece o chef, serão coisas mais soft, não pesadas para não encher o cliente. Uma das particularidades é que têm um menu para crianças.
A ideia surgiu quando Sónia desafiou Rui. “As nossas famílias são amigas há muitos anos”, esclareceu Rui Leandro. Depois do convite, que foi imediatamente aceite, passaram um mês em obras, com uma decoração que foi pensada pelos próprios e que pretende que os clientes sintam que estão a entrar numa quinta, que combine a rusticidade com a contemporaneidade. As mesas em madeira, a cor Bordeaux e uma placa de madeira com o logótipo cunhado, contribuem para o lado mais rústico, enquanto que a garrafeira e as luzes coloridas ajudam a dar um toque contemporâneo.
Os jovens empresários investiram 80 mil euros, fruto de capitais próprios (com apoios comunitários) e criaram um posto de trabalho, sendo que a curto prazo vão criar mais um.
A Come, que se localiza na Rua dos Maticos (Ribafria, Benedita), tem 54 lugares sentados e tem casas de banho preparadas para pessoas com mobilidade reduzida e fraldário.