Criado guia de boas práticas para a campanha de colheita de fruta

0
617

A ministra da Agricultura Maria do Céu Albuquerque apresentou às comunidades intermunicipais da região o guia de boas práticas que os produtores e embaladores devem seguir ao detalhe durante a campanha da colheita de fruta que se aproxima.

O documento, elaborado pela Direção-Geral de Alimentação e Veterinária e pela Direção-Geral da Saúde, foi tema central de uma reunião entre a ministra, os secretários de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, dos Assuntos Parlamentares e da Juventude e do Desporto com o presidente da OesteCIM, Pedro Folgado e representantes das CIM de Leiria, da Lezíria do Tejo e do Médio Tejo, que decorreu esta quarta-feira.

A reunião serviu para alinhar a estratégia de minimização de risco de contágio da covid-19 nas fileiras agroalimentares. A fiscalização e a coordenação entre as autarquias, entidades locais e produtores são igualmente apostas para minimizar os riscos de propagação da doença durante as campanhas da fruta no Oeste.

Nesta reunião foram ainda delineados os procedimentos a adoptar em relação à mobilidade de trabalhadores. A realização de testes ficará dependente da detecção de situações que possam suscitar maior risco.

Presentes na reunião estiveram ainda os directores das DRAP Centro e Lisboa e Vale do Tejo, do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras e da Protecção Civil.