ESAD representa Portugal em festival internacional de design na Polónia

0
482
Notícias das Caldas Entre os dias 9 e 12 de Maio, a ESAD será a única escola portuguesa a integrar o International Good Project Festival Wroclove Design, um evento internacional que terá lugar na Polónia, em Wroclaw, cidade que será capital europeia da cultura em 2016.
A escola caldense vai estar representada por um grupo de seis estudantes de Design sob a coordenação de Sérgio Gonçalves, docente do departamento de Design Industrial.
A comitiva vai levar consigo um conjunto de trabalhos representativos do que se faz na própria escola. Durante o evento os estudantes vão participar em workshops internacionais que vão ser feitos por equipas multidisciplinares de alunos e docentes de vários países.
Segundo Sérgio Gonçalves, a Polónia tem feito uma aposta interessante na área do design, “tanto que agora já é possível organizar um festival de cariz internacional”.
Além da ESAD vão estar em Wroclaw escolas superiores, de Itália, Polónia, Bósnia e Roménia.

Para Susana Rodrigues, directora da ESAD, convite feito pela festival à escola “atesta o reconhecimento do nosso trabalho, da qualidade do seu ensino e dos seus docentes, e também do potencial que os nossos estudantes têm”.
A edição de 2013 do Festival polaco vai desenvolver o conceito de “Design and Art Laboratory” e vai procurar apresentar-se como uma análise crítica e criativa do design polaco e europeu. “Para nós é uma honra representar o design português além-fronteiras, junto a outras instituições de destaque na Europa”, rematou a responsável.
Segundo a organização do evento, o design é entendido como “uma sinergia entre funcionalidade e a arte que requer entendimento, tolerância e abertura, assim como a consciência dos processos”.
Os alunos da ESAD que vão deslocar-se à Polónia são Amorim Ferreira e Ana Claudia Lancaster (Design Gráfico e Multimédia), Marcelo Carmo
e Jessica Duwe (Design de Cerâmica e Vidro) e Ana Vala e Diogo Carvalho (ambos de Design Industrial).
Entre as propostas que vão levar na bagagem estão peças em vidro, fotografia e vídeo. Há propostas de ferramentas funcionais destinadas e outras que interligam o Homem à Natureza. Será também dado a conhecer na Polónia um projecto que os alunos do Design Industrial da ESAD desenvolveram em parceria com os Cafés Delta.
Esta iniciativa faz parte das celebrações de Wroclaw Capital Europeia da Cultura 2016, e das comemorações do 100.º aniversário do Centennial Hall, local onde se realizará o Festival, designado por Catedral da Democracia, criado pelo arquitecto Max Berg, e inscrito na lista da UNESCO em 2007. N.N.