A Escola Secundária Raul Proença participou com 22 turmas numa iniciativa que assinalou a Semana Mundial da Computação, entre os dias 5 e 11 de Dezembro, e obteve o melhor resultado entre as escolas participantes.
A competição consistia em resolver uma série de problemas através de uma ferramenta de iniciação à programação e os alunos da escola caldense foram os que mais problemas conseguiram solucionar, num total de 8.459. Os alunos caldenses resolveram mais 191 problemas que os do Colégio Campo das Flores, de Almada, e mais 2.719 que os da Escola Secundária de Sacavém, que ficaram respectivamente em segundo e terceiro lugares.
A iniciativa envolveu todos os alunos das 19 turmas do 3º ciclo e as três turmas do ensino profissional daquela escola e foi desenvolvida nos laboratórios de informática, onde os alunos foram sensibilizados para a importância da programação antes de realizarem os desafios propostos.
Levar a iniciativa aos vários níveis de ensino foi uma forma de promover a programação informática junto dos alunos do ensino regular, até porque “o mercado precisa de profissionais nesta área, e muitos”, disse a professora Conceição Pereira à Gazeta das Caldas.
Nesta acção, os alunos fazem programação através de uma aplicação que associa os princípios lógicos a blocos de puzzle, como se tratasse de um jogo.
O evento foi organizado pelo Grupo de Professores de Informática e implementado com a colaboração dos alunos do Curso Profissional Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, que deram uma ajuda aos colegas a percorrerem os primeiros passos na programação.
A professora acrescenta que a iniciativa tomou “proporções que não esperávamos”, porque os alunos acabaram por se entusiasmar e levar os exercícios para casa para experimentar com os familiares.
Conceição Pereira adianta que, além de servirem de iniciação à programação, este tipo de exercícios – que continuam disponíveis em codingfest.org – são úteis para outras áreas, uma vez que trabalham o raciocínio e a estruturação de ideias.
De resto, estão disponíveis exercícios para todas as idades, incluindo para crianças do pré-escolar.
Na competição estiveram envolvidas mais de mil escolas. A Seundária Raul Proença destacou-se entre as escolas do 3º ciclo, com mais de 6 mil problemas resolvidos, mais 3.400 que a escola que ficou em segundo lugar. E foi terceira entre os alunos do secundário.