Jovens do Oeste debateram políticas de futuro no Bombarral

0
649
Jovens
O programa Diálogo Estruturado procura melhores soluções de integração para os jovens na sociedade e no mercado de trabalho.| D.R.

Jovens de 10 concelhos do Oeste reuniram-se no passado dia 4 de Outubro no Bombarral para debaterem aquilo que consideram necessário para se prepararem melhor para a vida e para a sociedade. A iniciativa é de âmbito europeu e visa aproximar o poder político das necessidades reais dos jovens na sua preparação para o futuro.

Na reunião, que decorreu no auditório da Escola Secundária Fernão Pó, os jovens sugeriram a criação de disciplinas opcionais – como formação cívica e em contexto não formal –, a organização de debates para desenvolver o espírito crítico e a realização de palestras para divulgação de oportunidades.
A iniciativa foi do Conselho Nacional de Juventude (CNJ) e integra o processo europeu de Diálogo Estruturado, que tem por objectivo fazer chegar as conclusões das várias reuniões de jovens em vários países europeus aos decisores políticos, para que tomem medidas concretas que criem mais oportunidades, tanto na educação como na cidadania e no mercado de trabalho.
Nestas reuniões procura-se perceber o que os jovens consideram ser competências essenciais a desenvolver para se tornarem cidadãos mais activos, que obstáculos encontram e que apoios precisam em termos de políticas públicas, explicou Helderyse Rendall, membro do secretariado do CNJ.
No centro do debate estiveram seis questões relacionadas com as mudanças sociais, a relação de confiança com pessoas de diferentes contextos, a exclusão e igualdade de oportunidades, ou a integração na comunidade.