
As universidades seniores das Caldas e da Nazaré mantiveram-se em contacto com alunos, propondo-lhes desafios diários pela internet e cujos resultados são divulgados nas suas redes sociais.
Todos os dias, os alunos da Universidade Sénior das Caldas têm propostas de actividades: uma de manhã, outra à tarde. São feitas pelos professores das diversas disciplinas e algumas são tão originais que há alunos de outras universidades a participar. As propostas requerem quase sempre interacção dos estudantes, que enviam vídeos, poemas ou fotografias que respondem aos desafios propostos. E multiplicam-se as propostas diferenciadas relacionadas com a Páscoa, o dia da Mãe, ou a celebração do Dia Mundial da Dança. Uma delas estava relacionada com mesas para o chá e cada participante enviou a sua proposta.
“Gostaríamos de, em Junho, já poder organizar actividades de exterior para pequenos grupos”, disse à Gazeta das Caldas a vereadora Maria da Conceição Pereira, presidente da associação que gere a universidade. Reconhecendo que não há condições para voltar às salas de aula, a autarca conta que se tem mantido o contacto diário com os estudantes, não esquecendo que alguns estão sozinhos e portanto esta comunicação assume “maior relevância”.
Parte dos seniores desta escola – que tem 410 alunos e 34 professores – está também a colaborar com a execução de batas e de máscaras para a iniciativa “Protege Caldas”.
Por seu turno, a Universidade Sénior da Nazaré (USN) criou um grupo de aulas on-line no Facebook, onde os alunos tomam contacto com os conteúdos lectivos. Naquele espaço divulgam também informação lúdica e informativa. Com os alunos sem redes sociais mantém-se o contacto diário com a equipa da escola por outros meios pois dado o contexto actual, a universidade é um elo de proximidade fundamental. Segundo comunicado, para aquela escola, o segundo trimestre da USN “foi um grande desafio, mas viver é adaptar-se”. A USN tem 450 alunos e 49 professores que ensinam na sede, uma antiga escola do Bairro dos Pescadores na Nazaré e nos pólos do Valado, Famalicão e Fanhais.