Abriu uma loja com soluções para a mobilidade das pessoas com necessidades especiais

0
750
- publicidade -
Sofia Jacinto é o rosto deste franchising que, por enquanto, só tem duas lojas em Portugal

Proporcionar autonomia na mobilidade e nas actividades do dia a dia às pessoas que têm necessidades especiais é o objectivo de uma loja que abriu há três semanas nas Caldas da Rainha. A Mape Vertical é a terceira de um franchising que funciona na Península Ibérica e que, por enquanto, ainda só tem estabelecimentos em Ermesinde (onde está a sede) e em Valladolid.
“A ideia não é sermos uma loja de produtos ortopédicos, mas sim um centro de ajuda à mobilidade”, explica Sofia Jacinto, responsável por este espaço. “Vendemos produtos que ajudam pessoas com dificuldades físicas e mentais a deslocarem-se e a desempenhar tarefas da sua vida diária. Mas também temos uma equipa de terapeutas que faz avaliações e indicam quais os produtos mais adequados para as pessoas”.
A Mape Vertical não vende apenas cadeiras de rodas, que será o produto óbvio. Tem-nas desde os 200 aos 20.000 euros, consoante o grau de sofisticação e funções que lhes estejam incorporadas. Mas há também andarilhos feitos em carbono (um material resistente e leve) que permitem manter as pessoas na vertical (daí o nome da loja), que podem custar 4700 euros e até scooters para pessoas com deficiência, nas quais podem deslocar-se em casa e sair à rua, com preços que rondam os 2.200 euros. Uma cadeira para o banho com várias valências custa 614 euros e há camas com preços acima dos mil euros que incorporam materiais e tecnologias de ponta destinados a proporcionar o melhor conforto aos seus destinatários.
Uma outra componente interessante desta loja são os utensílios domésticos adaptados a pessoas com algumas incapacidades. Podem-se encontrar tesouras, talheres, pratos, copos, abre-latas, escovas, calçadeiras, adaptadores de sanitas e até shampoos que podem ser usados sem água.
A empresa trata ainda da venda e instalação de elevadores domésticos e escadas em piscinas.
Alguns destes produtos podem ser comparticipados pela Segurança Social, sendo que a Mape Vertical ajuda também na realização dos processos destinados a esses apoios.
A empresa tem protocolos que proporcionam descontos de 10 a 20% com o banco Montepio, Associação Portuguesa de Deficientes, Cartão Solidário, Associação Salvador, Sensil – Apoio Domiciliário de Saúde e Credibom.
Sofia Jacinto, de 39 anos, é licenciada em Ciências Sociais e já tinha trabalhado em vendas antes de, em conjunto com o empresário Artur Tiago (ambos caldenses), ter arrancado com este negócio, que representou um investimento de 80 mil euros.A rede Mape Vertical prevê abrir mais lojas em todos os distritos do país, devendo a terceira loja ser inaugurada em Setúbal.
O Centro de Mobilidade Mape Vertical fica na rua Pêro Vaz Caminha, nº 11, junto à rotunda do Aki. Está aberto nos dias úteis das 9h30 às 13h00 e das 14h30 às 19h00 e aos sábados das 10h00 às 13h00 e das 15h00 às 18h00.

Carlos Cipriano
cc@gazetadascaldas.pt

- publicidade -