ACCCRO lança app de realidade aumentada e apoia o comércio local

0
384
A aplicação permite um percurso pela cidade em cinco etapas | Fátima Ferreira

A aplicação “Caldas, Rainha do Comércio AR” permite conhecer melhor a cidade, através da sua história (em realidade aumentada), e ajudar os comerciantes em dificuldades devido à pandemia

Já está em funcionamento a aplicação para telemóvel (app) “Caldas, Rainha do Comércio AR”, lançada pela ACCCRO e que permite aos visitantes conhecer melhor a história e pormenores da cidade através da realidade aumentada. Ao mesmo tempo, os utilizadores estão a ajudar os comerciantes locais em dificuldades devido à pandemia.
A aplicação em realidade aumentada (quando se integram elementos visuais virtuais ao mundo real visionado através de um ecrã) permite fazer um percurso pela cidade em cinco etapas. Por exemplo, apontando o smartphone para o QR Code que existe na figura do Zé Povinho, junto à Câmara, será possível ouvir Rafael Bordalo Pinheiro, na Rua das Montras “estão” as irmãs doceiras, que falam sobre a fuga da corte e, junto ao Hospital Termal “aparece” a rainha D. Leonor. Na Praça 5 de Outubro a história é contada pelo Lobo, a figura cerâmica que integra a Rota Bordaliana, enquanto que a temática natalícia é abordada no CCC.

Quem conclui o percurso do jogo ganha um “golden ticket solidário”, que simboliza um euro para o fundo de apoio lançado pela associação

A “Caldas, Rainha do Comércio AR” também irá contribuir para a constituição do Fundo de Apoio aos Comerciantes que a ACCCRO está a implementar. Quem concluir o percurso do jogo pode ganhar um “golden ticket solidário”, que consiste num imã (com uma imagem alusiva ao “Caldas, Rainha do Natal”) que simbolizará um euro para o fundo. Estes imãs também irão estar à venda pelo mesmo valor, para quem quiser simplesmente comprar e ajudar os comerciantes locais.
Existem 12 pontos na cidade, onde as pessoas podem fazer a troca. “A aplicação também leva a que as pessoas, para desbloquear o golden ticket, tenham de entrar nas lojas e ficarem a conhecê-las”, destacou o presidente da ACCCRO, Luís Gomes.
Este fundo tem duas componentes. A vertente solidária provém da venda dos golden tickets, em que por cada vez que alguém completa o jogo de Realidade Aumentada a ACCCRO contribui com um euro para este fundo, e concretiza-se no apoio a associados que necessitem de ajudas a nível de despesas de saúde ou de entrega de bens de primeira necessidade. Por outro lado, está também prevista a injeção de capital no comércio local através dos vouchers, que poderão ser adquiridos na associação comercial e servirem de cheque oferta.
“Com esta aplicação as pessoas podem divertir-se, conhecer mais sobre a cidade, fazer exercício físico e, ao mesmo tempo, ajudar quem precisa”, resume.
A app foi criada pela empresa LarM, de Lisboa, e custou, juntamente com o marketing que lhe está associado, 12 mil euros.
Esta iniciativa está integrada no projeto “Caldas, Rainha do Natal”, que compreende as iluminações e o programa de animação. Luís Gomes realça a importância de não deixar cair a marca neste ano de pandemia, o que se traduziria no “desaproveitar do investimento que tem vindo a ser feito nos últimos anos das Caldas da Rainha Cidade do Natal”. Salientou ainda que associação comercial está a arranjar sinergias para que, no próximo ano, quando as coisas voltarem à normalidade, ou à nova normalidade, a marca continue “lá em cima”, daí a importância de trabalhar as redes sociais e os media.