
A formalização do contrato de adjudicação para a modernização do perímetro de rega da Cela decorreu na manhã de sexta-feira, 18 de Maio, na sede da Associação de Beneficiários da Cela.
Serão investidos 3,6 milhões de euros para o sistema de rega, numa obra que deverá estar concluída em 15 meses.
Depois deverá avançar um segundo concurso para criar a estação elevatória e recuperar os açudes, orçado em 3,3 milhões de euros.
O concurso para esta fase deverá arrancar em Julho, de forma a que ambas terminem na mesma altura, faltando depois recuperar a rede de drenagem e, por fim, pavimentar os caminhos.
A obra deverá custar, no total, 10 milhões de euros e será financiada pelo Plano de Desenvolvimento Regional. A modernização deverá estar concluída até à Primavera de 2019.
Na cerimónia, o ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, destacou “o ressurgimento do papel da agricultura numa fase de relançamento económico do país” e afirmou que sempre se bateu pelo regadio da Cela porque o considera “essencial para a economia nacional”.
Já Paulo Inácio, presidente da Câmara de Alcobaça, referiu que esta obra representa “um virar de página de uma luta de décadas dos agricultores”.