AIRO assinala 40 anos com os olhos postos nos desafios do futuro

0
579
Jorge Barosa na sessão de abertura

Jorge Barosa, que assumiu os destinos da associação em junho do ano passado, aponta a mira à criação de um novo Centro Empresarial e frisa que é necessário reforçar a afirmação do Oeste

A Associação Empresarial da Região Oeste (AIRO) assinalou, na quarta-feira da semana passada, os 40 anos de atividade, com um evento empresarial que culminou com um jantar em pleno palco do Grande Auditório do CCC. Com os olhos postos nos desafios do futuro, a associação revelou o Plano de Apoio à Recuperação Empresarial do Oeste, documento com o qual pretende contribuir para uma região “mais coesa, mais sustentável e mais competitiva”.
O plano prevê o reforço da marca Oeste em vários domínios, com medidas concretas na reindustrialização e reconversão industrial, na economia circular, na bioeconomia ou na economia azul, sem esquecer os recursos humanos, políticas de gestão e inovação e o incremento do turismo.
A criação de um selo a atribuir anualmente às empresas mais inovadoras, premiando a investigação e o desenvolvimento, e às empresas mais exportadoras, é uma das várias medidas apontadas no plano.
Para o presidente da Direção da AIRO, torna-se “necessário reforçar a afirmação do Oeste”. “Queremos que esta região seja mais atrativa”, destacou Jorge Barosa na sessão de abertura do evento empresarial de comemoração dos 40 anos da associação.
O dirigente, eleito em junho do ano passado, recordou os “onze empresários que, em 1981, formalizaram a constituição da AIRO”, frisando que esse foi um passo decisivo para a associação ajudar “a criar riqueza” para a região, lutando “contra as adversidades”. “É devido um grande reconhecimento a quem fez parte dos órgãos sociais e aos recursos humanos”, destacou o dirigente, para quem a revisão do sistema fiscal é decisivo para as empresas “serem competitivas”. “As nossas empresas têm um peso excessivo de impostos. As taxas e taxinhas acabam por transformar-se em aumento de impostos”, salientou o empresário, que aponta a mira à criação de um novo Centro Empresarial da região Oeste, que proporcione condições para o “apoio à inovação e ao desenvolvimento de novas ideias e produtos”.
No entender do presidente da Câmara das Caldas da Rainha, um dos convidados do evento, a AIRO “tem representado um ator de primeira linha no desenvolvimento do território”.
“Estamos num momento de viragem, que requer parcerias entre os vários atores”, afirmou Vítor Marques, para quem é necessário olhar para a “chegada e fixação de novos players” e implementar medidas de reforço do tecido empresarial do Oeste, através da “ampliações das zonas industriais”, do reforço da oferta de transporte rodoviário e “a construção do novo hospital”.”Estou certo que o futuro da AIRO será ainda mais promissor do que foi o passado”, declarou o autarca.
Para o presidente da OesteCIM, as pessoas “são o centro de todas as políticas públicas e não podemos deixar ninguém para trás”. Pedro Folgado quer um Oeste “mais inteligente e digital”, com novas áreas empresariais, mas também uma região “mais verde, mais conectado e com um modelo de mobilidade integrado entre rodovia e ferrovia, mas também mais social”. O presidente da Câmara de Alenquer manifestou vontade de “continuar a trabalhar em modelos de gestão pública, com a participação de todos, para que o nosso Oeste se consolide”.

Homenagens e motivação
Ainda antes do jantar, a speaker Carla Carvalho Dias foi convidada a falar aos presentes sobre a importância de ouvir o cliente no sucesso das empresas, mas a noite foi de homenagens a antigos dirigentes da associação empresarial, entre os quais os presidentes.
Guilherme Collares Pereira, que liderou a AIRO entre 1986 e 1995, e que foi o responsável pela mudança de nome da entidade, que nasceu como Associação Industrial da Região de Caldas da Rainha, esteve entre os distinguidos.
“Foi uma liderança transformadora”, considerou o empresário, desafiando os políticos “a pensar no longo prazo” e recordando a aposta que a instituição fez no ensino, com a aposta no Cencal e na ESAD, entre outros, que permitiu “ajudar a transformar” o Oeste. ■

Cronologia

1981
Nasce a Associação Industrial da Região de Caldas da Rainha, com Luís Fernandes dos Santos como primeiro presidente, sediada na Rua Hemiciclo João Paulo II

Em dezembro, tem lugar a assinatura para a constituição da entidade

1984
A associação passa a adotar a designação de AIRO – Associação Industrial da Região do Oeste

1989
Em fevereiro, torna-se sócia-fundadora da futura Associação para o Desenvolvimento de Arte e Design, que viria a criar a ESAD

Avança com a candidatura para criação do Centro Empresarial do Oeste (Expoeste)

1990
Torna-se fundadora da APEPO, que promoveu a criação da ETEO

1995
Alargamento da AIRO para os concelhos de Alenquer, Arruda dos Vinhos e Sobral de Monte Agraço

2004
Em cooperação com a Câmara, cria o primeiro centro incubador do distrito de Leiria – Centro Incubador de Empresas das Caldas da Rainha

2009
Torna-se sócia-fundadora da OBITEC – Parque Tecnológico de Óbidos

2018
A AIRO apoia a criação da marca de cutelaria de S. Catarina e Benedita

 

Alunos da ESAD criam nova imagem corporativa da associação

Parceria permitiu renovar logótipo da AIRO, com assinatura de Catarina Matias, Bernardo Matta e Tahmuras Narmedjano

Aproveitando a campanha comemorativa dos 40 anos de atividade, a AIRO decidiu renovar a identidade gráfica. Nesse sentido, foi estabelecida uma parceria com a Escola Superior de Artes e Design (ESAD) das Caldas da Rainha, cujos frutos acabaram por ser revelados no jantar da quarta-feira da semana passada.
A nova imagem corporativa da Associação Empresarial da Região Oeste foi assinada por três alunos da ESAD: Catarina Matias, Bernardo Matta e Tahmuras Narmedjano. Os estudantes explicaram, em traços gerais, os objetivos a que se propuseram com este trabalho, desenvolvido nos últimos meses.
Na apresentação, João dos Santos destacou a vontade que a escola tem de “continuar a trabalhar” com a comunidade, em parcerias que sirvam os interesses das instituições e da região.
“Tenho-o dito com alguma frequência e o dr. Jorge Barosa [presidente da AIRO] estava atento. Queremos trabalhar neste tipo de parcerias, que são benéficas para todas as partes”, frisou o diretor da ESAD, que aplaudiu o resultado final revelado pelos alunos da escola na cerimónia.
A aplicação da nova imagem da associação foi exibida aos presentes em vários formatos e já tinha, de resto, servido de base para a comunicação do jantar comemorativo.
A nova imagem corporativa da AIRO, assente num sistema tipográfico elegante, com base nas fontes Raleway e a Space Mono, e num sistema cromático forte, revela, ainda, uma grande preocupação com a linguagem digital, apresentando soluções diversas de comunicação daquela entidade, que ao longo dos anos tem sabido adaptar-se às tendências do design. ■