Quinze organizações de produtores de pêra Rocha, situadas entre Alcobaça e Mafra, juntaram-se para exportar para a Alemanha. Através de uma parceria com a marca Lidl, já enviaram 1500 toneladas deste fruto e há abertura do mercado germânico para comprar mais desta fruta.
Com 48 milhões de habitantes, a Alemanha é considerada estratégica para as exportações portuguesas. Para além da Europa, a pêra Rocha está também a tentar conquistar mercados na América Latina, Oriente e África.
A ministra da Agricultura, Assunção Cristas, esteve no Cadaval, onde realçou as potencialidades do sector, cuja exportação tem crescido 10% ao ano nos últimos anos.
Desde Setembro que partem, por semana, sete camiões carregados, o que se traduz em 12 milhões de pêras já degustadas pelos consumidores alemães. Estas vendas, que correspondem a 12 milhões de euros, resultam de um acordo entre a Lidl e a Portugal Fresh (Associação para a Promoção das Frutas, Legumes e Flores de Portugal), que juntou pela primeira vez 15 organizações de produtores do Oeste, que representam cerca de mil agricultores.
O acordo é para continuar e, por mês, serão exportadas cerca de 500 toneladas de fruta para as lojas na Alemanha.
“Esta forma de negociar em conjunto é claramente a razão do sucesso de podermos conquistar o mercado externo”, disse Manuel Évora, presidente da Portugal Fresh, durante a apresentação do acordo, que decorreu no passado dia 29 de Janeiro, na Cooperativa Agrícola dos Fruticultores do Cadaval, (Coopval). Esta cooperativa é, aliás, a maior central de pêra Rocha a nível nacional, produzindo 24 mil toneladas, das 200 mil que são produzidas anualmente.
No dia em que decorreu a apresentação partiram mais dois camiões desta cooperativa que, até ao momento já contribuiu com 15. O presidente da Coopval, Aristides Sécio, revela que se trata de uma parceria “muito interessante, mas que neste momento ainda tem pouco significado para a cooperativa do Cadaval”, equivalendo a cerca de 1,5% da sua produção. O também presidente da Associação Nacional de Produtores de Pêra Rocha (ANP) acrescenta ainda que a iniciativa “abriu um mercado que não tinha grande expressão para o sector e dá a conhecer a pêra Rocha a uma população que não a conhecia”.
Também a Granfer, situada na Usseira (Óbidos), está a participar nesta iniciativa conjunta. Hélio Ferreira, um dos donos da empresa, destaca que este tem sido um processo que superou as suas expectativas, pois ao fim de três meses já exportaram perto de uma centena de camiões. “É uma forma de escoar o produto e um cliente muito importante porque podemos conquistar outros mercados da cadeia Lidl, que tem 10 mil lojas”, disse o empresário.
Para o sucesso da iniciativa muito contribuíram, de acordo com Hélio Ferreira, os dois funcionários das compras da Lidl nacional, que trabalharam directamente com as organizações.
A Granfer movimenta anualmente cerca de 14 mil toneladas de pêra Rocha, das quais cerca de 85% são para exportação, sobretudo para o Brasil, Inglaterra e Alemanha.
Exportação cresce 10% ao ano
“Estamos cá também para promover a matéria-prima nacional”, disse Pedro Monteiro, director de compras do Lidl em Portugal, destacando que esta cadeia tem feito “exportação regular” de produtos alimentares portugueses, como as frutas e legumes. A pêra Rocha já é exportada há vários anos para Inglaterra e Irlanda e, desde este ano, também para a Alemanha, “com excelentes resultados”, acrescentou.
Manuel Évora, presidente da Portugal Fresh, destacou que já há algum tempo que pretendiam penetrar no mercado alemão devido à quantidade de consumidores que possui (cerca de 48 milhões) e por se tratar do motor da economia da Europa. “A Lidl Portugal é uma porta de entrada para os produtos portugueses em 27 mercados”, disse, referindo-se aos países onde esta cadeia de supermercados alemã possui lojas.
Em 2014 Portugal exportou mais de mil milhões de euros em frutas e legumes para todo o mundo, mas, deste montante, apenas 3% foi para o mercado alemão. Esta parceria será, na sua opinião, uma “excelente alavanca para alcançar o objectivo de dois mil milhões de euros em 2020″.
Manuel Évora acredita que o facto de Portugal ser o país parceiro da “maior feira de frutas e legumes do mundo” (a Fruit Logística, que se realizou entre 4 e 6 de Fevereiro em Berlim), contribui para que a “notoriedade dos hortofrutícolas portugueses atinjam um patamar inimaginável no mercado internacional e impensável nos últimos anos”.
Também presente na iniciativa, a ministra da Agricultura, Assunção Cristas, destacou a “operação inédita” de 15 organizações de produtores se juntaram e negociaram a uma só voz com a Portugal Fresh para poderem colocar a sua produção no Lidl. Tendo em conta que esta cadeia de supermercados está em vários países, acredita que a relação “se possa aprofundar” e estender a outras lojas.
Assunção Cristas revelou que nos últimos anos as exportações no sector agro-alimentar têm melhorado e, no caso particular da fruta, cresceu 10% ao ano nos últimos anos. “Temos um sector dinâmico, forte, com capacidade de atractividade, a gerar rendimento para os agricultores e a conquistar cada vez mais mercados”, disse, perante uma plateia composta maioritariamente por produtores de fruta.
A maior organização de produtores de pêra Rocha
Considerada a “rainha dos produtores da pêra Rocha”, a Coopval – Cooperativa Agrícola dos Fruticultores do Cadaval conta com cerca de 330 produtores. Armazena e comercializa anualmente 24 mil toneladas de pêra e apenas trabalha fruta dos seus produtores.
Do total da fruta disponível, 75 a 80% destina-se à exportação, sendo o Brasil o principal mercado de destino, seguindo-se a Inglaterra, a França e Marrocos.
A cooperativa está também a fazer experiências nos países do Médio Oriente, tendo elementos da Copval acompanhado recentemente o ministro dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete, numa visita ao Irão para perspectivar as hipóteses de exportação. O presidente da cooperativa, Aristides Sécio, considera também que os actuais mercados de maior expressão ainda têm capacidade de absorver mais consumidores, pelo que precisam de apostar em campanhas de degustação e mais informação sobre este fruto e os seus benefícios.
Trabalham na Coopval, em média 80 pessoas ao longo do ano e seu volume da facturação de 2014 ronda os 11 milhões de euros.
Fátima Ferreira
fferreira@gazetadascaldas.pt