Paulo Oliveira, estudante do mestrado em Design de Produto da ESAD, foi o vencedor do concurso Verallia Design Awards, com o projeto de design inovador intitulado Acrolea. Sob o tema “Azeite, transparente como o vidro”, o desafio foi o de criar uma garrafa de azeite diferente, em vidro, que valorize o seu interior e conteúdo, além de ter que se distinguir daquelas que já existem no mercado.
“O projeto Acrolea revela uma elegante garrafa delineada por subtilezas que pretendem ampliar as experiências sensoriais do consumidor, através de uma narrativa que dignifica o azeite”, afirmou Paulo Oliveira, citado numa nota de imprensa da ESAD. “O vidro anuncia as gradações de cor deste líquido, que estimulam a visão do consumidor, proporcionando uma maior satisfação na ingestão deste “fio de ouro””, acrescentou o vencedor que ganhou um prémio monetário de 2000 euros. Na sua opinião, tão importante quanto um design transparente “é o design que potencia a experiência de consumo e utilização”.
Além do primeiro lugar, a ESAD assegurou também a quinta posição com um trabalho de Hugo Martins (também estudante do mestrado em Design de Produto) designado Aurum.
Este autor transformou uma garrafa de forma a assemelhar-se a um galheteiro, tendo ganho com este projecto um prémio de 300 euros.
Os alunos caldenses destacaram-se entre os 98 participantes a concurso, oriundos de 15 instituições de ensino superior.
Os 79 projetos apresentados na quinta edição deste concurso foram avaliados e votados por colaboradores e chefias da Verallia (a marca de embalagens alimentares em vidro que promoveu o concurso), clientes e parceiros. O concurso teve como destinatários os estudantes do ensino superior em escolas de Design ou com cursos em Packaging (embalagem) em Portugal. Este ano a competição teve a colaboração da Associação Nacional de Designers.