Anos Verdes – um centro de aprendizagem que quer promover a autonomia dos alunos

0
1619
Centro de Aprendizagem Anos Verdes - Gazeta das Caldas
Celina Correia é uma das responsáveis do Centro de Aprendizagem Anos Verdes - Natacha Narciso

Anos Verdes é como se designa o novo Centro de Aprendizagem situado na Rua do Sacramento, nas Caldas. Neste espaço é feito o apoio ao estudo a alunos desde o 1º ciclo até ao 9º ano.

Além do percurso escolar, “procuramos que os nossos alunos sejam o mais autónomos possível”, disse Celina Correia, uma das responsáveis do Anos Verdes que neste momento é frequentado por 50 alunos, com idades entre os seis e os 15 anos. São os próprios alunos que mantêm a espaço limpo e que, se tiverem de lanchar no centro, são também responsáveis por pôr a mesa e limpá-la. Também vão à Praça da Fruta, acompanhados pelas responsáveis, onde aprendem a pagar eles próprios os bens e a fazerem as contas para receber o troco.
“Não trabalhamos com explicação individual pois acreditamos que o grupo funciona”, acrescentou a responsável durante uma visita guiada pelos dois andares do centro de aprendizagem. No rés-do-chão decorrem os ateliers enquanto que o primeiro andar se destina às actividades de estudo. “Tablets e telemóveis não são proibidos”, disse a docente, explicando que a ideia é que estes sejam instrumentos de trabalho. De vez em quando, os equipamentos são usados para pesquisar e desenvolver os projectos dos alunos.
Cecília Correia explicou que, além do apoio durante a semana, há propostas diferentes como ateliers de carpintaria e de fotografia que são abertos ao exterior. “A carpintaria tem sido um sucesso e já vai na terceira edição”, disse. A primeira teve lugar no Natal e dela resultaram puzzles e caixas para guardar pacotes de chá. Na segunda os alunos aprenderam a construir tendas enquanto na terceira, os participantes construíram casas para pássaros.
O centro de aprendizagem Anos Verdes abriu em Setembro e tem três responsáveis: Cecília Correia, Sara Rodrigues e Susana Sousa. As duas primeiras são docentes e a terceira ocupa-se da área administrativa do centro. Ao todo, investiram 20 mil euros para concretizar este projecto de ensino que possui parcerias com entidades da região. Uma delas, a Cooagrical, já deu origem a um concurso para um rótulo de vinho que foi executado pelos alunos dos Anos Verdes durante as últimas férias da Páscoa. Bem sucedidas foram também as actividades deste centro de aprendizagem com a organização do Caldas Late Night que levou a conhecer a escola de artes e a desenvolver ateliers artísticos com os estudantes da ESAD.
O Centro de Aprendizagem também organiza actividades que se abrem à comunidade e oferecem descontos a quem faz compras no comércio tradicional. Também promovem actividades para crianças a partir dos três anos. No espaço realizam-se ainda conferências sobre parentalidade organizadas por oradores externos aos Anos Verdes.
O centro está a preparar as férias, oferecendo idas à praia, paddle, canoagem, workshop de fotografia, cuidar da horta e ainda usufruir dos espaços da cidade. “Tentamos que sejam os próprios alunos a decidir o que vão fazer”, disse a responsável explicando que as férias terão um custo de 65 euros por uma semana.
O Centro de Aprendizagem funciona entre as 9h30 e as 13h00 e entre as 14h00 e as 20h00. Aos sábados, entre as 10h00 e as 13h00.