A Antiga Taberna da Bica é Agora um Restaurante de Sushi

0
5411
Gazeta das Caldas
Pedro Brandão ladeado pela sua equipa do Fanky SushiBar

Gyosas de frango, tempura de camarão, bife tártaro, kimutchi e carpaccio (de salmão e atum), yakisoba, hot sushi, uramaki, hossomaki, temaki, niguri, gunkan e sashimi. Se gosta de comida japonesa, é provável que estes pratos lhe abram o apetite. Estas são também algumas das mais de 30 propostas do novo restaurante de sushi das Caldas da Rainha: o Funky SushiBar, localizado na Rua Júlio César Machado (nº 3A).

Da Ericeira para as Caldas da Rainha. Foi este o percurso de Pedro Brandão, 46 anos, que é alfacinha de gema, mas que há 11 anos vive na Ericeira, onde abriu o primeiro restaurante Funky, em 2016. “Lá dedicamo-nos à cozinha mediterrânica contemporânea e inicialmente pensámos em replicar esse conceito nas Caldas da Rainha, mas decidimos apostar no sushi”, diz o proprietário, que antes de entrar no sector da restauração trabalhava na gestão de concessionários da rede Volkswagen.
Como o negócio na Ericeira é afectado pela sazonalidade turística, Pedro Brandão quis fazer crescer a marca Funky investindo num local que não sofresse do mesmo problema. Caldas da Rainha foi a sua escolha, influenciado por amigos que tinham familiares na zona Oeste. “Optámos pelo sushi porque os estudos de mercado revelaram que os caldenses faziam quilómetros para ir comer sushi, pelo que havia essa lacuna na restauração”, explicou o responsável, que não quis divulgar quanto investiu no novo espaço.
O nome “Funky” surgiu porque Pedro Brandão queria uma designação curta e transversal a todas as nacionalidades. “Mas também porque me faz recordar a minha juventude, o disco-sound e todos os discos que o meu irmão me mostrou”, adiantou o proprietário, realçando que pretende oferecer aos seus clientes um pacote completo de “funky”: da decoração do espaço, à forma como os empregados estão vestidos e fazem o atendimento, da música ambiente aos mimos que o cliente recebe. “Queremos criar uma relação intimista com os clientes e proporcionar-lhes uma experiência memorável”, acrescenta.
O Funky SushiBar apresenta sushi à carta, mas também tem menus mais acessíveis para o almoço (cujos preços variam entre os 5,90 e os 10,90 euros).“Começámos com uma carta simples, curta e equilibrada, mas a tendência é que seja cada vez mais completa à medida que lemos o perfil dos clientes e percebemos o que é que procuram”, disse Pedro Brandão, salientando que uma das primeiras alterações a ser feita é a introdução de propostas para vegans e vegetarianos.
Actualmente a equipa do FunkySushi é composta por cinco pessoas – incluindo o seu proprietário – sendo que o número de funcionários poderá vir a aumentar, desde logo quando a esplanada começar a funcionar, a partir da Primavera do próximo ano. Este restaurante de sushi tem 44 lugares sentados e está aberto de terça-feira a sábado das 12h30 às 15h00 e das 19h00 às 23h00. Aos domingos serve apenas almoços. Disponibiliza ainda o serviço de take-away.

M.B.R.