Aos 60 anos a Sagilda continua a inovar

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Gazeta das Caldas
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LuisPinto_2078 copyO edifício voltado para a rotunda de acesso à A8 nas Águas Santas não esconde os 60 anos que a Sagilda – Sabões Garantia Industrial, Lda. (conhecida entre os caldenses pela “fábrica de sabão”) completou este ano. Mas quem por lá passa talvez ignore que do seu interior saem produtos líder em inovação, que se podem encontrar nas estantes dos principais supermercados.

A fábrica caldense, que comercializa os seus próprios produtos através da marca Foz, da Foz Cosméticos, Lda., foi integrada na rede COTEC para a inovação nas empresas. O principal responsável é o sabonete de glicerina, no qual a Sagilda se tornou mestre.
Fazer sabonetes de glicerina não é uma ciência muito complicada – até podem ser feitos em casa – o difícil é fazê-los com a pureza com que a Sagilda os apresenta. Os da empresa caldense são translúcidos (é possível ver perfeitamente através de um destes sabonetes), e o segredo é mesmo esse.
“Como estes mais ninguém faz, são uma inovação a nível mundial”, sublinha Luís Pinto, gerente e director geral da empresa.
Este engenheiro químico de formação, desvenda um pouco do segredo do processo implementado na unidade das Águas Santas. “Para que exista esta transparência é preciso manter as moléculas flexíveis, parando o processo de cristalização através de produtos que a inibem”, explica, acrescentando que um desses produtos é… o açúcar.
Por isso, apesar de parecer sólido, o sabonete produzido pela Sagilda está, na realidade, em estado líquido.
Este grau de pureza é mérito de toda a equipa de desenvolvimento de produtos da Sagilda, revela Luís Pinto. E o objectivo é que, no futuro, o produto final seja completamente transparente.
A Sagilda é líder destacado na produção de sabonetes de glicerina em Portugal, com uma quota de 90%. Comercializa através de marca própria, a Foz, mas também produz as marcas próprias das cadeias de distribuição Sonae e Auchan, para além de outras empresas. Estes sabonetes vão ainda para o mercado externo, principalmente para a Suécia.

Acompanhar as tendências do mercado

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A produção da Sagilda está, no entanto, longe de se cingir aos sabonetes de glicerina. O sabão azul, que foi um dos alicerces da fábrica, é coisa do passado, mas os processos originais fazem com que a Sagilda seja a única fábrica em Portugal, e uma das poucas na Europa, a produzir massa para fabricar sabonetes. Também fabrica gel de banho e sabonete líquido, champôs, desodorizantes corporais, e produtos de cosmética, como leites e cremes de beleza.
A gama tem-se desenvolvido para acompanhar as tendências do mercado e vão surgindo produtos novos, como os champôs familiares com queratina (uma proteína secundária que envolve o fio de cabelo com uma película que dá elasticidade, resistência e brilho ao cabelo) e manteiga de karité (revitalizante capilar natural).
Todos os produtos são desenvolvidos, testados e colocados no mercado pela empresa. Esta última parte é talvez a mais difícil, sobretudo quando se fala nos grandes supermercados.
“O custo é muito elevado”, refere Luís Pinto. Ter os produtos nas prateleiras dos supermercados obriga as empresas a compensar os retalhistas, sobretudo em mercadoria, algo que um dia terá que mudar a bem da sobrevivência das PME’s, adverte.
O mercado é essencialmente nacional. As exportações representam cerca de 10% das vendas, com destinos como Espanha e Moçambique, para além da já referida Suécia.
As duas empresas facturaram em 2014, juntas, cerca de três milhões de euros. Durante 2015 as vendas têm-se mantido estáveis.

Regresso a Angola pode aumentar produção

No final de 2013 a empresa foi afectada com a nova política aduaneira de Angola, que aumentou significativamente a taxação dos produtos importados. Este era um mercado que representava cerca de um milhão de euros anuais para a empresa. Foi cerca de um quarto da produção, que se perdeu por completo.
No entanto, a empresa está em vias de recuperar esse importante mercado através de parcerias que vão permitir a comercialização de maquinaria, matéria-prima e produto semi-acabado, que não são atingidos por essa taxação. O objectivo com esta estratégia é que se possa recuperar o volume de vendas que a empresa tinha naquele país antes da alteração legal.
A Sagilda e a Foz Cosméticos dão emprego a 20 pessoas durante a maior parte do ano. A maioria dos funcionários já ali trabalha há longa data.
A força laboral aumenta para 30 pessoas com recurso ao mercado de trabalho temporário no pico de produção que representam os meses de verão.
A empresa tem também realizado um esforço constante de modernização dos processos. Luís Pinto refere que o investimento na unidade tem rondado um milhão de euros anuais. Nos últimos anos foi aumentada a capacidade de armazenamento de produtos acabados, para cerca de mil metros quadrados, e reformuladas as linhas de produção, embalagem e rotulagem.

Porquê o sabonete de glicerina?
Quando o leitor faz análises de rotina, por certo já reparou que um dos níveis medidos são os glícidos, ou seja, os açúcares que circulam no sangue e que são transformados em energia ou armazenados como gordura. “Sim, mas o que é que isto tem a ver com sabonetes?”, estará a perguntar por esta altura. É que a glicerina é, precisamente, uma gordura, que pode ter origem animal ou vegetal. E ainda que pareça estranho, utilizar gordura para fabricar um sabonete, cuja função é limpar, isso faz muito sentido.
“Existe uma grande afinidade entre a glicerina e a pele humana, daí a sensação ser completamente diferente em relação a outros sabonetes”, refere Luís Pinto, proprietário da Sagilda.
E a razão está na capacidade da glicerina em hidratar de forma efectiva todos os tipos de pele, ao contrário de outros tipos de sabonete, que podem até causar sensação de pele seca. Para além de hidratar, a glicerina atrai e ajuda a fixar a humidade na pele.
O sabonete de glicerina pode ser aplicado em todo o corpo, mas as vantagens aumentam em relação ao rosto. Uma pele hidratada ajuda a prevenir a formação de rugas. No inverso, ao usar produtos que a deixam seca, a pele cria oleosidade que coagula e provoca problemas como o acne.
Outra vantagem é que é possível fazer sabonetes de glicerina exclusivamente com produtos naturais, o que também ajuda a prevenir e controlar problemas de sensibilidade a produtos sintéticos.

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