
O cheiro não engana. Apesar de ali perto não haver nenhuma feira popular, quem passa pela Rua Soares dos Reis, entre o Vivaci e a Estrada da Foz, no Bairro Lisbonense, sente o aroma característico de farturas acabadas de fazer.
O Cantinho das Farturas abriu recentemente, depois de o casal Santos ter ficado sem o anterior estabelecimento, o Cais Café, fruto do incêndio que destruiu os bares da Foz, em Agosto de 2011.
Com a situação longe de estar resolvida na Foz do Arelho, decidiram apostar na cidade e procuraram um espaço que estivesse já equipado. O antigo restaurante no Bairro Lisbonense funciona agora com comida à base de sopas, sandes variadas e petiscos, como caracóis, moelas e fritadas, complementadas com as farturas e o café da avó.
A abertura abrigou a algumas adaptações no estabelecimento, num investimento inicial de cerca de cinco mil euros.
O casal, que esteve emigrado na Suíça, regressou a Portugal há seis anos com o estabelecimento na Foz já comprado ao seu anterior proprietário, que se comprometeu a ensinar a Luís Santos a confecção das farturas. A esposa, Helena Santos, destaca que tinham uma boa clientela, entre eles muitos emigrantes que, “por vezes mesmo antes de ir a casa, iam ver o mar e comer uma fartura”.
Natural de Alvorninha, Luís Santos já tinha experiência ao nível da restauração, mas nunca tinha confeccionado farturas. Aprendeu os “segredos” de uma receita única à qual os clientes reconhecem ter “o verdadeiro sabor das farturas”, disse, especificando que a sua confecção leva água e farinha na massa e, depois de frita, adiciona-se açúcar e canela.
A qualidade é comprovada pelo casal João e Maria Martins, que, no passado dia 28 de Junho, veio experimentar o seu doce preferido agora na cidade. “As farturas são uma maravilha. Quando podia, sobretudo ao domingo, ao fim da tarde íamos lá comer uma fartura”, disse João Martins, do Casal do Rei (Vidais).
Além de venderem as farturas no estabelecimento, também aceitam encomendas de clientes para depois levar. Helena Santos está confiante na localização do “Cantinho das Farturas” pois possui facilidade de estacionamento nas redondezas e é um local de passagem para a Foz do Arelho, e próximo do Centro Comercial Vivaci e do Parque D. Carlos I. Ainda não está decidido o dia de encerramento para descanso semanal, mas ao domingo este “cantinho” estará aberto, garante a proprietária, destacando que este é o dia em que há mais procura, sobretudo durante a tarde.
Fátima Ferreira
fferreira@gazetadascaldas.pt
Quero dar os parabéns ao Luís e à Helena pelo novo café. Mal posso esperar para visitar o novo café e comer uma fartura!