O Grupo Auto Júlio encerrou os festejos do seu 25.º aniversário com um anúncio de três negócios fundamentais para a sua consolidação. A aquisição da Galp Servi Express à Petrogal é o mais importante e pode atingir um volume de vendas de 280 milhões de euros nos próximos cinco anos. O anúncio foi feito no passado sábado num dia que a empresa dedicou aos seus clientes e parceiros, com momentos de convívio, testes às novas viaturas e um espectáculo com a cantora Áurea.
A aquisição da Galp Servi Express e das suas centrais de distribuição de combustíveis e lubrificantes em Sines, Terrugem e Pombal, por valores que o Grupo Auto Júlio não quis revelar, foi apresentada como “um enorme passo em frente no ramo da comercialização e distribuição de combustíveis a granel e da consolidação do Grupo Auto Júlio” no segmento dos combustíveis, disse António Júlio, presidente do Conselho de Administração do grupo.
Os combustíveis representaram no ano passado 49% do volume de negócios, com vendas de 26 milhões de euros. Valor que pode crescer 31% em 2013, para os 34 milhões. A empresa espera ainda aproximar-se do seu melhor ano de sempre ( que foi 2008 com uma facturação de 81,3 milhões de euros) projectando um volume de vendas de 74,5 milhões de euros, invertendo a tendência de descida dos últimos dois anos.
Com a aquisição da Galp Servi Express à Petrogal a Auto Júlio garante exclusividade durante cinco anos numa área que se estende entre Coimbra e Sines, um dos espaços de maior desenvolvimento e concentração de pessoas e indústrias do país, prevendo vendas superiores a 280 milhões de euros nesse período.
António Júlio destacou a solidez demonstrada pela empresa para concluir “o maior negócio da nossa história”. O empresário reconhece que há uma quebra de consumo no sector, mas acredita que este aumento da área de influência poderá atenuar essas quebras. “Podemos não o conseguir, mas pior seria ficarmos parados à espera do pudesse acontecer”, concluiu, destacando a importância da pro-actividade nesta altura de crise.
Mazda e Volvo para combater a crise
Apesar de ser a face mais visível do Grupo Auto Júlio, o comércio de automóveis tem vindo a sofrer quebras significativas, seguindo a tendência nacional, representando actualmente 18% do volume de negócios do grupo.
Em 2012 a Auto Júlio comercializou 650 viaturas entre novas e usadas, menos 42,5% de unidades que no ano anterior.
Em 2013 perspectiva-se um crescimento ligeiro para 673 viaturas, resultado potenciado por um crescimento de 24% na venda de viaturas novas, graças à aquisição das representações Mazda e Volvo, que se juntam às três marcas já representadas.
Os valores dos negócios também não foram revelados, mas António Júlio adiantou que a compra de uma representação, entre obras, aquisição de viaturas para exposição, peças, formação dos funcionários e obras na estruturas que já existiam nunca fica em menos de 500 mil euros.
O empresário caldense explicou que estes dois negócios foram também uma fuga para a frente pois as vendas das três marcas que já detinham estavam a baixar.
A representação da Volvo tem ainda como atractivo a chegada ao grupo de uma marca europeia Premium, que demonstra uma grande vitalidade, e num ano de especial actividade, com a renovação de toda a gama.
A empresa caldense anunciou ainda alguns projectos para o imediato, nomeadamente a reestruturação dos seus espaços em Peniche e Pombal. Cidades “abandonadas” pelas outras marcas, sublinhou Bruno Sousa, director executivo da empresa, mas que são apostas da Auto Júlio, centrando nos antigos espaços de exposição de automóveis todos os serviços do grupo.
Em funcionamento está já um departamento próprio de financiamento automóvel. “Julgamos ter das taxas mais baixas em Portugal”, avançou Bruno Sousa, o que só é conseguido por uma relação de seriedade com a banca e também com alguns financiamentos efectuados sem recurso à banca, acrescentou.
Foi ainda lançado o Serviço VIP para clientes com deslocações entre 30 e 100km, que por 60 euros, incluem recolha, reparação com direito a viatura de substituição, e devolução da viatura por 60 euros, com o qual esperam ganhar uma fatia de clientes em Lisboa, onde os preços praticados são mais elevados.
Estão ainda previstos investimentos na ordem de um milhão de euros no melhoramento das relés (depósitos de combustível) de Terrugem e Pombal.
A Auto Júlio emprega 126 pessoas, um número que se estima poder crescer este ano.