Belgituda, o bar belga de Óbidos

0
2317
Patrick Belgituda
Patrick Belgituda junto de algumas das cervejas belgas que comercializa
- publicidade -

Para quem gosta de cerveja, o Belgituda, em Óbidos, é local de paragem obrigatória. O estabelecimento, situado à entrada da vila, na EN8, junto ao aqueduto, procura recriar o ambiente de um bar tipicamente belga e possui perto de 60 variedades de cerveja importadas daquele país. A essas juntam-se as principais marcas portuguesas e algumas artesanais, como é o caso da Bordalo, confeccionada nas Caldas da Rainha.
O bar é propriedade de Patrick Belgituda, um belga que se radicou há dois anos no Carregal (Óbidos), onde recuperou uma velha casa.
Frequentado maioritariamente por turistas que passam por Óbidos, mas também por muitos estrangeiros que estão a residir na região, o Belgituda tem para oferecer aos seus clientes algumas raridades no que respeita à cerveja belga. São elas, por exemplo, a Orval (com 9,5% de teor alcoólico), fabricada num mosteiro trapista na Abadia de Orval e que mesmo na Bélgica é muito difícil de encontrar porque é produzida em pequenas quantidades. Mas esta não é a cerveja mais forte que existe no bar. Esse pergaminho é detido pela Bush, que tem um teor alcoólico de 12%.
Na Bélgica há 2700 cervejas diferentes. “Tal como Portugal é um país de vinhos, a Bélgica é um país de cervejas”, disse à Gazeta das Caldas Patrick Belgituda.
Há dois meses que o espaço possui o Spotify (serviço de música digital), que possibilita música ambiente ao gosto dos clientes e, duas vezes por mês, tem música ao vivo. Com capacidade para cerca de 80 pessoas, o bar possui também uma esplanada coberta e uma outra ao ar livre, com vista privilegiada para o aqueduto de Óbidos. Existe também um palco que permite actuações ao vivo em dias de bom tempo.
E, para acompanhar a bebida, nada melhor que um chocolate belga. Os comercializados no Belgituda são oriundos de Antuérpia e fabricados de modo artesanal.
O bar fica situado onde antes era uma loja de velharias. Patrick Belgituda fez um investimento inicial na ordem dos 15 mil euros para adequar o espaço a esta actividade e que depois tem vindo a aumentar com alguns melhoramentos.
O Belgituda está aberto de quarta-feira a domingo, a partir das 18h00 e também recebe grupos, por marcação. “Telefonam-nos e pedem para abrir para um grupo, ou empresas, e nós recebemos com queijo belga, uns pralinês e cervejas. Fica um ambiente diferente”, conta o responsável.
Os interessados em saber mais sobre este bar belga poderão aceder ao seu Facebook, ou em www.belgituda.com

- publicidade -