Bolos decorados são a especialidade da Art Bake

0
6143
Gazeta das Caldas
Inês Santos é a proprietária do Art Bake

Caldas da Rainha tem um novo estabelecimento especializado em pastelaria e cake design. Chama-se Art Bake e situa-se no nº 15 da Rua Hemiciclo João Paulo II, atrás da igreja.
O espaço, que apresenta uma decoração clean e elegante, é desde logo convidativo através da sua montra colorida. Cupcakes, brownies, tortas de ovos moles com amêndoa torrada, bolos de brigadeiro de amendoim e bolachas são o cartão de visita do estabelecimeto. Além destes bolos diários e de sobremesa (como o red velvet), a Art Bake também se dedica ao fabrico de bolos decorados para aniversários, baptizados e casamentos. Estes devem ser encomendados com cinco dias de antecedência.

É Inês Santos, 30 anos, quem mete as mãos na massa. Embora tenha nascido em Aveiro, desde os nove anos que vive nas Caldas e por isso já se considera uma caldense. Desde pequena foi habituada a fazer doçaria em casa, influenciada pela sabedoria da avó, mas a primeira experiência com um bolo decorado deu-se quando estava prestes a celebrar o seu 22º aniversário. “Faço anos perto do Natal e quando quis encomendar um bolo de aniversário decorado, já nenhuma pastelaria aceitava reservas porque estavam cheios de trabalho. Então vi-me forçada a tentar fazê-lo eu e até me saí bem”, conta.
Na altura, Inês Santos era estudante da licenciatura em Gestão Turística e Hoteleira, mas acabaria por interromper o curso para se dedicar à pastelaria. Fez depois uma formação em decoração de bolos em Lisboa, frequentou o Curso de Gestão e Produção de Pastelaria na Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste e um estágio num restaurante em Paris premiado com uma estrela Michelin. É ainda certificada pela Academia Profissional de Cake Design das Caldas da Rainha, onde também já é formadora.
“Já tinha a formação em pastelaria e decoração, mas faltavam-me os conhecimentos em gestão, então resolvi tirar a licenciatura em Restauração e Catering no Instituto Politécnico de Peniche”, acrescenta Inês Santos, que terminou o curso em Julho deste ano e avançou logo para este projecto.
Na opinião da pasteleira, “não vale a pena fazer um bolo muito bonito visualmente se depois o sabor não for igualmente bom”. É por isso que Inês Santos procura ao máximo obter as cores dos recheios e das massas através das propriedades dos ingredientes. “Aqui é tudo caseiro, raramente recorro a corantes e o único pré-feito que utilizo é a Nutella”, explica, acrescentando que não prejudica a qualidade dos seus bolos só para obter maiores margens de lucro.
Inês Santos não revelou o montante investido neste negócio, adiantando apenas que para breve está a criação de mais um posto de trabalho além do seu.
A Art Bake está aberta de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 19h30, e aos sábados encerra às 14h00. O estabelecimento é também parceiro de uma empresa caldense de decoração de festas, ficando à sua responsabilidade o serviço de catering.