As irmãs Carlota e Francisca Patuleia Figueiras, naturais do concelho do Bombarral, criaram uma marca de peúgas com a qual pretendem inspirar quem opta por um estilo de vida mais consciente.
A marca viu a luz do dia no passado mês de setembro, mas começou a ganhar forma há cerca de um ano, numa conversa o mais informal possível entre irmãs. Ambas tinham, e têm, a atividade profissional estabilizada: Francisca na área da investigação clínica, Carlota na organização de eventos: Mas ambas queriam ter um projeto próprio e comum.
A casualidade levou a conversa às peúgas. “Comprava meias por impulso, sem olhar à qualidade. Já a Carlota, como designer de moda, tem uma sensibilidade enorme para o que compra e tinha meias boas, mas tinha dificuldade em encontrar meias clássicas”, relata Francisca. Além disso, o marido de Francisca tinha o hábito de marcar as meias a caneta, para não perder os respetivos pares, um problema que se agudiza quando se tratam de famílias com filhos…
Foi dessa conversa que nasceu o The Peúga Project. “É uma meia quente, suave, de produção consciente em algodão orgânico, totalmente produzida em Portugal”, descrevem as irmãs.
Redes sociais da marca vão ser fonte de partilha sobre experiências e de como cuidar e reciclar as peúgas
Nesta primeira coleção, as peúgas são produzidas por um fabricante parceiro que tem certificação de algodão orgânico. A peúga recebe, depois, um conjunto de acessórios sempre a pensar numa produção consciente. Não existem fibras sintéticas e os processos de costura são feitos localmente. Um dos “segredos” desta nova marca são as etiquetas, em algodão nacional. Numa existe um botão, em madeira, e noutra a respetiva casa. Isto permite que, quando não está calçado, o par ande sempre junto.
As etiquetas têm, igualmente, o nome do produto, que não foi deixado ao acaso. Nesta fase inicial existem duas coleções. Uma dedicada à família, vendida individualmente ou em packs de até cinco pares, em que as peças têm por nome cada elemento da família. Há também a coleção “you & me”, para pessoas que partilham uma casa ou uma vida.
“Quisemos abranger o máximo de famílias, pensando em cada lar em que há laços de amor, não necessariamente apenas a família clássica”, referem as irmãs.
A The Peúga Project é uma marca de nicho. “Não queremos direcionar a um consumo em massa, queremos que as pessoas experimentem, gostem, e quando as meias estiverem velhinhas, as reutilizem e pensem em nós primeiros para comprar mais”, afirmam.
A primeira coleção está apenas disponível online, no site com o mesmo nome, e para Portugal. Para o próximo ano irão abrir as vendas para o estrangeiro. Também já estão a ser pensadas novas coleções para o próximo ano. A próxima já será uma coleção de fábrica, ou seja, totalmente produzida à medida da marca, o que poderá permitir a certificação integral como produto orgânico. Em projeto estão também novas linhas de produto.