Caldas da Rainha tem um “enfermeiro de serviço” 24 horas por dia

0
1294
Bárbara Cardoso dá resposta a uma população cada vez mais envelhecida e dependente de terceiros

A enfermeira Bárbara Cardoso está disponível para oferecer uma vasta gama de cuidados de enfermagem, a qualquer hora, dia da semana ou local, na região das Caldas. Desde 1 de Março que a caldense é a representante do projecto “Enfermeiro de Serviço” nesta região e presta serviços de enfermagem, como a administração de injecções, substituição de pensos e sondas, ou mesmo medição da tensão arterial. Também retira pontos ou agrafos a pessoas que regressam de uma cirurgia e tenham dificuldade de mobilidade.
“Podemos fazer todos os serviços na comodidade do domicílio 24 horas por dia, o telefone está sempre ligado e eu estou disponível”, conta Barbara Cardoso.
Na sua opinião, este é um serviço cada vez mais preciso pela população, que “está cada vez mais envelhecida, dependente de terceiros e que por vezes não tem facilidade em deslocar-se”, justifica.
Esta enfermeira começou a trabalhar a 1 de Março e neste primeiro mês e meio de actividade, tem “havido alguma procura”, conta a profissional que tem sido mais contactada por pessoas que estão com dores e que precisam de levar injecções.Licenciada em Enfermagem pela Escola Superior de Saúde de Leiria, Bárbara Cardoso já trabalhou no Centro de Saúde do Juncal e nos hospitais das Caldas da Rainha, Santa Maria (Lisboa), Santo André (Leiria) e na Unidade de Saúde Familiar Rainha D. Leonor. Ultimamente estava a prestar assistência de enfermagem num lar do concelho, mas a crise levou-a a procurar outras oportunidades.
O investimento inicial feito no serviço foi na ordem dos 400 euros, e agora a profissional está a tentar divulgar-se o máximo possível, nomeadamente com a realização de rastreios da tensão arterial nas juntas de freguesia da cidade. A Junta de Nossa Senhora do Pópulo foi a primeira a receber o serviço e, entre os utentes, Bárbara Cardoso descobriu um hipertenso que desconhecia que o era. “Tinha uma bomba relógio dentro dele”, conta.
Bárbara Cardoso tem também uma viatura, com publicidade aos serviços que presta, que lhe permite responder aos pedidos de fora da cidade.
Todos os serviços e preçários podem ser consultados no site www.enfermeirodeservico.com ou contactando directamente a enfermeira Bárbara Cardoso, através do tel. 962323979.
O projecto “Enfermeiro de Serviço” surgiu no Porto há seis anos e desde então tem vindo a abranger todo o território.

Fátima Ferreira
[email protected]