Caldas tem seis empresas PME Excelência

0
829
Gazeta das Caldas
| As empresas que cumprem bom rácios financeiros e económicos são premiadas anualmente com o galardão de PME Excelência. Nas Caldas, a Casa Queridos, Santos Monteiro, Ascensores do Oeste e Rações Avenal são algumas das contempladas.
| As empresas que cumprem bom rácios financeiros e económicos são premiadas anualmente com o galardão de PME Excelência. Nas Caldas, a Casa Queridos, Santos Monteiro, Ascensores do Oeste e Rações Avenal são algumas das contempladas.

Seis empresas caldenses foram homenageadas pelo IAPMEI com o estatuto de PME Excelência, que premeia as pequenas e médias empresas com melhor comportamento durante o ano de 2014. Entre os concelhos vizinhos, Alcobaça destaca-se com 19 empresas premiadas, mas Óbidos, Nazaré, Peniche e Bombarral também têm empresas a receber este estatuto.
Entre as empresas caldenses, destaque para a Santos Monteiro & C.ª, Lda, que mantém pelo quarto ano consecutivo o estatuto de PME Excelência. Esta empresa comercializa por grosso e a retalho móveis para uso doméstico, carpetes, tapetes e artigos de iluminação.

No sentido oposto, registam-se duas empresas que conquistam este estatuto pela primeira vez desde que o PME Excelência é atribuído. São elas a Casa Queridos Produtos para a Agricultura, Lda e a Ascensores do Oeste, Lda.
A Casa Queridos tem sede no Casal do Bicho, Santa Catarina, e quatro lojas, nas Cruzes, Bom Vento, Bombarral e Moledo. Esta empresa comercializa por grosso e a retalho adubos, agroquímicos, plantas, artigos de jardim, sementes e rações para animais, e proporciona assistência técnica no terreno aos agricultores.
A Ascensores do Oeste é uma empresa especializada no fornecimento, montagem e assistência técnica a ascensores, elevadores, plataformas de transporte de pessoas com mobilidade reduzida e monta-cargas.
As restantes três (Rações Avenal, SA; Calrai – Serviços de Restauração, Unipessoal, Lda. e Cerro Mar, Lda.) já tinham tido o estatuto de PME Excelência anteriormente, recuperando-o agora.
A Rações Avenal é uma empresa de produção de alimentação para animais de companhia. A Calrai é a empresa que gere o restaurante McDonald´s das Caldas da Rainha. E a Cerro Mar é uma empresa que opera no ramo do turismo, na exploração de estabelecimentos hoteleiros, residenciais para férias e outros alojamentos de curta duração, exploração de bares, restaurantes e supermercados e administração de condomínios.

Alcobaça tem 19 empresas PME Excelência

No concelho de Alcobaça foram 19 as empresas cujo desempenho em 2014 mereceram a distinção do IAPMEI. A maioria trabalha no sector industrial, com especial incidência na exploração pedreira e de moldes, mas há também empresas do comércio, do turismo e da agricultura.
A 10 empresas do sector industrial são a Ceriart, Farpedra, Julipedra, Marmalcoa, Ricarle Stone, MTV, Moldegama,  a TFP Box, VSV e Vidrexport.
Entre as empresas do comércio destacaram-se as fruteiras Cooperfrutas, a Frutas Classe e a Especial Frutas, mas também as empresa José Dias Rodrigues & Filhos, que comercializa frutas e produtos agrícolas, bem como a a José Rodrigues Vicente, um supermecado de Turquel.
No sector da construção foram duas as empresas distinguidas: a A. Santos, que trabalha em electricidade, e a Alferpac. São ainda PME Excelência o restaurante Bigodes, em Alcobaça, e a empresa de produção agrícola Querido Tinta Silva e Vicente.
No concelho de Óbidos foram distinguidas cinco empresas: a Agro-Helfil, do sector agrícola; a Casa d’Óbidos Turismo Rural; a Innovation Makers; a Tekever; e a Tekever ASDS.
Na Nazaré foram distinguidas quatro, todas no sector do turismo: Alfredo Luís Ribeiro Narciso Vicente, António Carepa Sousinha & Filhos, Lda., Luciano & Filhos, Lda., e Vale Paraíso – Empreendimentos Turísticos, S.A.
Em Peniche foram distinguidas três empresas dos sectores do comércio, indústria e agricultura: Hiperpeniche, Penimar e Ribahorta.
E no Bombarral duas empresas do sector do comércio receberam o estatuto de PME Excelência: Absolutland e Fonseca, Garcia & Prazeres.
O PME Excelência é um estatuto de qualificação empresarial criado pelo IAPMEI, numa parceria com o Turismo de Portugal e um conjunto de nove instituições bancárias. As empresas têm que cumprir alguns critérios relacionados com as contas, referentes ao ano de 2013, que incluem autonomia financeira igual ou superior a 35%, crescimento do volume de negócios igual ou superior 5%, rendibilidade dos capitais próprios igual ou superior a 10% e rendibilidade do activo igual ou superior a 3%.
Este estatuto, que é revalidado todos os anos, permite a estas empresas “melhores condições de financiamento e de aquisição de produtos ou serviços, facilitação na relação com a banca e a administração pública, e um certificado de qualidade na sua relação com o mercado”, segundo o IAPMEI. Na sua página da Internet este instituto refere que estas empresas  “constituem alavancas importantes do desenvolvimento económico do País”.
Na cerimónia de entrega dos diplomas, que decorreu no passado dia 26 de Janeiro em Santa Maria da Feira, foram distinguidas um total de 1846 empresas de todo o país.