O secretário de Estado Adjunto da Economia e do Desenvolvimento Regional, Almeida Henriques, vai estar em Alcobaça na próxima terça-feira, 25 de Setembro, para uma conferência dedicada à “Produção Nacional – Casos de Sucesso e Negócios com Futuro”. A realizar no Your Hotel & Spa (Termas da Piedade) a partir das 18h00, esta conferência está integrada na segunda sessão do ciclo “Conferências do Oeste”, promovido por aquela unidade hoteleira e pela Nerlei – Associação Empresarial da Região de Leiria.
O evento conta ainda com as intervenções do presidente da Associação Industrial Portuguesa, José Eduardo Carvalho, do administrador da CGD, Nuno Fernandes Thomaz, do presidente da Portugal Foods e administrador da Derovo, Amândio Santos, bem como do empresário e antigo deputado do PS, Henrique Neto. Em cima da mesa vão estar as mudanças ocorridas na estrutura da produção nacional na sequência de um mercado globalizado e do aumento das exigências da procura mundial. Formas de produção mais baratas e um maior padrão de qualidade dos produtos são algumas das aspirações das empresas nos tempos que correm.
“Numa altura em que a produção nacional enfrenta um enorme desafio suscitado pela possibilidade de importação de produtos a baixo preço num mercado global, a que se junta a situação económica do país e as fortes restrições ao financiamento bancário, sobressaem alguns casos de sucesso, os quais estão a dar uma nova cara à produção nacional e demonstram a mais-valia dos produtos portugueses”, refere a organização. E porque é sabido que “o planeamento estratégico exige uma antecipação temporal de aproximadamente uma década, considerando-se que a pesquisa, o desenvolvimento e a inovação constituem um processo complexo e de longa maturação, importa conhecer quais serão os domínios em que valerá a pena apostar nos próximos anos em direcção a negócios de sucesso”.
É disto que se vai falar na conferência cuja abertura está marcada para as 18h00 e que tem agendado o debate para as 19h15.
J.F.