Terça-feira, 3 _ Fevereiro _ 2026, 21:26
InícioDestaqueCerâmicas São Bernardo em Alcobaça têm posto de venda ao público

Cerâmicas São Bernardo em Alcobaça têm posto de venda ao público

-

Há boas notícias para quem gosta de adquirir cerâmica de qualidade na região. A Fábrica Cerâmicas S. Bernardo, situada em Évora de Alcobaça, abriu ao público um posto de venda, seguindo uma prática que outras empresas já seguem há vários anos.
O projecto concretizou-se no início de Agosto, depois a fábrica encerrou para o habitual período de férias e agora este novo local de venda reabriu desde a passada segunda-feira, pronto a receber os visitantes que queiram contactar com a produção de design contemporâneo a que esta unidade industrial se dedica.
Disponíveis para aquisição estão várias colecções desta empresa, peças fora de série, muitas de grandes dimensões, de execução difícil e muito originais na sua concepção.
“Tivemos esta ideia de abrir ao público há dois meses e a decisão final foi tomada em poucos dias”, disseram à Gazeta das Caldas os sócios Elsa Almeida e Jorge Pereira Horta (que são ex-funcionários) e Fernando Perpétua (ex-director fabril da SPAL que se aposentou). Estes são os três responsáveis da empresa Perpétua, Pereira e Almeida, Lda., criada há alguns meses com o objectivo de dar continuidade à marca S. Bernardo (ver caixa), que resolveram “pegar na empresa para que esta não fechasse” que estava num processo de insolvência – dando resposta neste momento a encomendas que lhes chegam de todo o mundo.
Presentemente a empresa vende para os EUA, Inglaterra, França, Espanha, Dinamarca, China, Índia, Rússia e agora também já está a chegar ao Canadá e à Alemanha. “96% daquilo que produzimos destina-se à exportação”, comentaram os sócios, orgulhosos do trabalho desta unidade, que se dedica a um produto inovador, com tradição na região Oeste.
Recentemente a empresa foi distinguida com o selo de qualidade da Apicer, numa cerimónia que decorreu no Museu de Cerâmica. Foi também distinguida como uma das melhores empresas exportadoras do distrito de Leiria.
Para abrir o posto de venda – onde se podem adquirir peças do mais interessante que se faz ao nível do design  cerâmico contemporâneo a preços acessíveis – foi feito um investimento de mais de dois mil euros para adaptação de instalações já existentes.
O posto de venda fica em Évora de Alcobaça e está aberta ao público entre as 9h00 e as 12h30 e das 13h30 às 17h00.

Marca apostou desde sempre no design

Fundada em 1981 por Manuel da Bernarda, a Cerâmicas São Bernardo foi desde cedo marcada pela inovação. Os seus responsáveis têm antepassados ligados à cerâmica da região desde o início do Sex. XX.
Os primeiros anos desta firma foram prósperos, com as peças da empresa presentes nalgumas das mais prestigiadas lojas e armazéns internacionais, tendo também marcado presença em conceituadas revistas de decoração. Em 1985, a Cerâmicas São Bernardo foi desafiada pelo Ar.Co (centro de Arte e Comunicação Visual), a organizar um simpósio de cerâmica em Alcobaça, tendo Manuel da Bernarda recebido artistas internacionais da área da cerâmica. Ainda na década de 80, a empresa financiou alguns estágios em áreas menos conhecidas, como a cerâmica raku.
Só que a crise que ditou o encerramento de muitas empresas do sector também chegou a esta unidade industrial que, em 2009, se viu obrigada a pedir a insolvência. A Cerâmicas São Bernardo continua a laborar, em fase de recuperação, com cerca de 30 trabalhadores, depois de já ter tido 180.
Só que a dívida da empresa foi renegociada e na verdade a firma nunca deixou de laborar. Pertence agora à Perpétua, Pereira e Almeida, criada há alguns meses com o objectivo de dar continuidade à marca S. Bernardo (fundada em 1985). Manuel da Bernarda, fundador da empresa, continua a coordenar o gabinete de design desta firma, sendo o responsável pela sua linha criativa.


Natacha Narciso

nnarciso@gazetadascaldas.pt

Loading

- Advertisment -

Edição #5628

Edição Digital

Capa da Semana


VER CAPA


FAÇA LOGIN

Acesso exclusivo a assinantes
Gazeta das Caldas

Assinaturas do
Centenário

Condições exclusivas para celebrar 100 anos de história.

Ver Campanhas
Até 31 de Julho de 2026
Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.