Smoothie de cenoura, abacaxi e canela, salada de quinoa e frango, tosta de salmão fumado com queijo creme, torrada com pasta de abacate e ovos benedict e tapioca de manteiga de amendoim e banana. São estas algumas das propostas da ementa do Citrus Coffee, o novo café da Praça da Fruta (Praça da República, nº 78) que aposta em refeições saudáveis. Isso permite-nos ter frutas e vegetais frescos todos os dias e fazer uma gestão de stock em que quase não há desperdício”, acrescenta o responsável, que não quis revelar o montante investido neste negócio.
Este projecto nasceu na casa de Hugo Almeida e Tânia Pereira, um casal que há dois anos começou a praticar uma alimentação mais saudável que a tradicional comida portuguesa e a frequentar workshops para aprender mais sobre o tema. “Depois reparámos que nas Caldas existia uma lacuna, pois faltavam estabelecimentos que oferecessem produtos diferentes, como as smoothies bowls, as tapiocas ou os batidos”, explica Hugo e Tânia Almeida, que durante 12 anos trabalhou no ramo da indústria alimentar.
Pensado o conceito, só faltava encontrar uma localização. A Praça da Fruta foi a escolha ideal: “estamos no coração da cidade, mesmo em frente aos nossos fornecedores.
Mas o Citrus é mais do que um café com uma ementa variada, que procura ao máximo reduzir o açúcar e também inclui a opção de brunch (panqueca com cobertura, taça de iogurte com granola e fruta da época, smoothie do dia ou sumo de laranja natural, tosta de pão integral, chá/café estão incluídos). Este é também um espaço cujo ambiente combina com o conceito, com muita luz natural e uma decoração clean – com apontamentos em madeira, cores suaves e vasos pendurados nas paredes – e uma vista privilegiada para os toldos coloridos do mercado da Praça da Fruta. Para beber um café, almoçar, pôr a conversa em dia ou trabalhar/estudar: o Citrus Coffe adapta-se a todas estas necessidades e ainda reserva um espaço para as crianças com jogos, folhas e lápis-de-cor. No futuro, prevê-se também a realização de workshops no segundo piso.
Além da ementa fixa, o cliente encontra diariamente propostas de sumos naturais e bolos saudáveis (bolo de beterraba e chocolate negro ou muffins de batata doce com passas são dois exemplos). “Tanto a granola como a manteiga de amendoim também são feitas cá”, diz Hugo Almeida, realçando que procuram investir não só na qualidade dos produtos como na “saborosa” apresentação dos pratos.
Para os que preferirem substituir o leite de vaca por uma bebida vegetal, há também leite de coco ou de aveia. “Temos tido públicos muito distintos, não só jovens como pessoas de mais idade que têm problemas de saúde e nos dizem que aqui encontram opções mais saudáveis para o pequeno-almoço, por exemplo”, revela o proprietário.
O Citrus Coffee criou três postos de trabalho e funciona de segunda a sexta-feira das 8h30 às 19h00 (aos sábados abre às 9h00). M.B.R.