Clínica Estêvão Ferreira mudou de instalações

0
4093
Gazeta das Caldas
Estevão Ferreira e a filha Ágata Ferreira num dos gabinetes da nova clínica | Beatriz Raposo

A clínica Estêvão Ferreira, especializada em Genecologia, Obstetrícia e Clínica Geral, mudou-se da Rua 31 de Janeiro (junto aos Bombeiros) para a Rua Padre António Emílio (no mesmo edifício onde funciona o Instituto Médico de Saúde XXI).
Desde 1981 que o médico Estêvão Ferreira, natural de Coimbra, reside nas Caldas da Rainha e foi na Rua das Montras (Almirante Cândido Reis) que abriu o seu primeiro consultório. “Ainda sou do tempo em que só se chamava clínica aos edifícios que tinham uma certa amplitude e onde trabalhava uma equipa de vários médicos, mas depois o conceito generalizou-se e todos os consultórios passaram a chamar-se assim”, conta Estêvão Ferreira, que começou por trabalhar sozinho, mas ao longo dos anos foi convidando outros colegas de profissão para dar consultas no seu espaço.
Inicialmente, Obstetrícia e Genecologia eram as duas únicas especialidades da clínica, que mais tarde se alargou à Cirurgia Geral (com uma vertente muito especializada em cirurgia de mama) após Ágata Estêvão (filha de Estêvão Ferreira) ter concluído a licenciatura em Medicina. “Fomos crescendo devido aos nossos colegas, médicos de excelência que contribuíram para projectar o nome da clínica”, frisou a Ágata Estêvão, realçando que a mudança de instalações foi necessária precisamente para oferecer melhores condições aos 25 profissionais que ali trabalham em parceria (além de três administrativas e uma enfermeira).

Os quatro gabinetes das antigas instalações tornaram-se cada vez mais insuficientes para dar resposta ao número de consultas, de tal forma que “começou a ser recorrente dizermos aos colegas que esperassem uma hora para uma das salas vagar”, adiantou Estêvão Ferreira.
O novo espaço localiza-se no mesmo piso do Instituto Médico de Saúde XXI e contempla sete gabinetes. Apesar das duas clínicas partilharem a mesma sala de espera, funcionam de forma independente.
Hoje, a Clínica Médico-Cirúrgica Estêvão Ferreira oferece consultas em mais de 15 especialidades: Ginecologia/Obstetrícia, Cirurgia Geral/Mama, Medicina Interna/Diabetes, Pediatria, Cardiologia/Cardiologia Pediátrica, Urologia, Dermatologia, Osteopatia, Clínica Geral, Cirurgia Plástica e Reconstrutiva, Psiquiatria, Psicologia Clínica/Infantil, Dietética e Nutrição e Terapia da Fala. Incluem-se ainda as especialidades de Oftalmologia, Neurologia e Otorrinolaringologia, numa parceria com o Instituto Médico de Saúde XXI, bem como serviços de análises clínicas (colheitas de sangue), testes de amniocentese e check-ups (mamário, urológico com rastreio do cancro da próstata e ginecológico com rastreio do cancro do colo do útero).
“Procuramos dar aos nossos clientes qualidade ao nível da medicina e um atendimento humanizado”, afirmou Estêvão Ferreira, salientando que um dos seus primeiros valores enquanto médico é criar empatia com o utente. “Só depois é que se passa ao momento da consulta, onde acho essencial explicar à pessoa que doença tem e por que razão lhe é receitado este ou aquele medicamento”, acrescentou o ginecologista, defendendo que se deve adaptar a linguagem profissional à cultura médica de cada paciente.
O responsável não revelou o montante investido na nova clínica. M.B.R.