Clínica Saúde Oral tem consultas de medicina chinesa

0
2313
- publicidade -

1-Toda-a-equipaA Saúde Oral Clínica Dentária tem a funcionar consultas de acupunctura terapêutica, fitoterapia e massagem energética. São valências da medicina tradicional chinesa, que estão disponíveis naquela clínica pelos médicos José Choy e Natália Roque. O casal é amigo de longa data de Mário Rui e Angelina Venâncio, responsáveis pela Clínica Saúde. Estes últimos já tinham tido algumas experiências da eficácia da acupuntura com alguns pacientes que sofriam de dores nas articulações maxilares e, por isso, “resolvemos acrescentar aqui as especialidades da medicina chinesa”. Estes profissionais pretendem apostar numa visão holística do paciente e estão satisfeitos com a procura por estas terapêuticas, talhadas também para a medicina preventiva.
“O doente que fez primeiro uma consulta de acupunctura, quer posteriormente passar às terapias manuais nomeadamente a massagem energética”, explicaram José Choy e Natália Roque, acrescentando que a medicina chinesa tem várias disciplinas, sendo a mais conhecida a acupunctura.
Ao contrário da medicina convencional, na medicina chinesa “não passamos receitas”. Na acupunctura, também não há pontos previamente determinados entre os mais de 2000 disponíveis que podem contribuir para o bem-estar do doente. “Duas pessoas com a mesma doença podem ter locais de acupunctura diferentes, já que cada pessoa tem a sua história e os seus hábitos”, contaram os responsáveis. Por outro lado, há também matérias comuns nas duas medicinas. “No curso de medicina chinesa também se estuda anatomia, temos várias cadeiras de ciências da saúde e também há exames complementares de diagnóstico”, disseram Natália Roque e José Choy.
As consultas de acupunctura são aconselhadas para quem sofre de problemas crónicos: asma, problemas articulares, oncológicos, dores de todo o tipo (reumatismais, ciáticas ou dores de cabeças), alergias, depressões, dores nos desportistas, lúpus, artrites ou escleroses. Auxiliam ainda quem sofre de problemas de concentração escolar, de assimilação de alimentos e de intestinos.
Há ainda a vertente da acupuntura pediátrica que é usada como alternativa ao uso dos antibióticos.
“Para quem tem receio de agulhas temos uma ferramenta alternativa que desencadeia a mesma reacção e que é a acupunctura a laser. É indolor e homologada para o efeito”, explicaram os profissionais. Esta alternativa é recomendada a crianças ou a pessoas com fobia a agulhas.
Na clínica caldense há consultas todas as segundas-feiras e os tratamentos têm a duração de meia hora. No primeiro dia há uma consulta de diagnóstico que custa 60 euros e as seguintes, 30 euros.
Para além das Caldas, o casal dá consultas também em Torres Vedras, no Bombarral e em várias clínicas da Grande Lisboa.
A Saúde Oral, Clínica Dentária funciona no nº 3 da Rua Francisco Almeida Caiado (junto ao CCC) e está aberta de segunda a sexta-feira entre as 8h30 e as 19h00 e ao sábado das 9h00 às 15h00. N.N.

- publicidade -