Setor lidera número de empresas e volume de negócios, mas a indústria emprega e exporta mais
O comércio e a indústria são os dois principais dinamizadores da economia da região. Os dois repartem a liderança dos principais indicadores económicos.
Em número de empresas nas 250 Maiores, o comércio concentra 117 empresas (46,8% do total), menos 7 do que no passado, enquanto a indústria perdeu 3, para as 77. Os restantes não se aproximam dos dois setores líder. Transportes (20) e agricultura (15) perderam representatividade na lista, enquanto a construção (11) manteve o mesmo número e os serviços (10) adicionaram duas empresas.
O comércio mantém-se como o setor com a maior fatia do volume de negócios combinado (2,3 mil milhões de euros), contra os 1,7 mil milhões da indústria. Os restantes, combinados, não atingem a fasquia dos mil milhões.
Por seu turno, a indústria concentra 43,1% força de trabalho (10.973 postos de trabalho).
A indústria é o setor com maior vocação exportadora, concentrando 65% das exportações nas 250 Maiores (703 milhões de euros). É, ainda, o setor que cria mais valor, apresentando 84,3 milhões de euros no acumulado do resultado líquido, 42,3% do total. ■