Complexo hoteleiro faz o “três em um” na Foz do Arelho

0
562
Foto DimitriM

Abriu há três semanas na Foz do Arelho o Foz Vintage Club, um projecto hoteleiro que faz o “três em um” porque no mesmo edifício coexistem uma casa de chá com geladaria, um restaurante e um pub.
A casa de chá tem um estilo revivalista, ao qual não é indiferente o cuidado que os empresários Américo Rodrigues e José Pires colocaram na sua decoração. As mesas e as cadeiras parecem novas, mas datam dos anos 70 e 80 e foram totalmente recuperadas.

“Temos 24 variedades de chás e somos abastecidos pela mesma instituição que fornece a Casa Real inglesa”, diz Américo Rodrigues.
Já no restaurante, ao lado, que se designa Tapas Wine Bar, o elemento predominante é, como o nome indica, o vinho. As paredes são forradas com garrafas e caixas de vinho e o balcão assemelha-se aos dos bares espanhóis, reforçando a ideia de que é um local para petiscos.
“Queremos que os clientes interajam com o vinho, o apreciem, o degustem e melhorem os seus conhecimentos nesta área”, diz o mesmo responsável. Por isso, o restaurante oferece três tipos de vinho a copo, cujos preços variam entre 1,25 a 2,75 euros, que variam semanalmente.
Na parte gastronómica, a cozinha é liderada pela chef Marta Calhau, que tem pergaminhos na região, e as preferências vão para os produtos de proximidade: lingueirão, amêijoa, berbigão, mexilhão e mariscos. “Apostamos em produtos frescos e da região porque se estamos em cima  da lagoa e em cima do mar, não se justificaria que fosse de outra maneira”, explica Américo Rodrigues.
Por fim, no primeiro andar funciona o Vintage Club, um bar que dá para um terraço com zona de relaxe. Um local onde se pode beber, tranquilamente, um copo ao cair da tarde (o terraço é voltado para Oriente), ou vir expressamente à noite para mergulhar num pub que terá por vezes DJs convidados. No bar, Américo Rodrigues convidou o barman Filipe Almeida, que em 1986 foi campeão mundial de long drinks.
Um projecto desta envergadura representou um investimento de 180 mil euros, aplicado sobretudo nas obras de remodelação do edifício (que é arrendado). Américo Rodrigues é do Porto e José Pires é de Lisboa. Tiveram percursos diferentes, mas sempre ligados à hotelaria. Vivem há sete anos nas Caldas da Rainha e resolveram apostar neste empreendimento “porque gostamos imenso da localização”, dizem.
“A Foz do Arelho é a zona nobre do concelho das Caldas da Rainha e achamos que fazia falta um espaço destes, um sítio diferente. Isto sem qualquer pretensiosismo, até porque temos preços muito acessíveis”, refere.
A abertura do Foz Vintage Club criou 12 postos de trabalho e Américo Rodrigues espera que chegue aos 20 no pico do Verão, altura em que também pretende dinamizar mais eventos. O facto de estarem mesmo ao lado do Marcianus e do Trombone é considerado uma mais valia: “é uma vantagem para todos porque pode haver sinergias para rentabilizar esta zona, podem fazer-se eventos comuns que reanimem esta área privilegiada”.
Neste “três em um” os diferentes espaços têm horários variados. A casa de chá abre das 8h00 às 20h00, o restaurante das 12h30 às 22h30 e o bar das 17h00 às 2h00. Na época alta as horas de encerramento serão prolongadas. C.C.