Consórcio liderado pela Solancis investe 53 milhões

0
207

A Solancis – Sociedade Exploradora de Pedreiras, que tem sede na Benedita, lidera o consórcio Sustainable stone by Portugal, que viu já aprovada uma candidatura aos fundos dos Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para um plano de investimento de 53,8 milhões de euros até final de 2024.
Este consórcio, que envolve 50 entidades, pretende a valorização da pedra natural para um futuro digital, sustentável e qualificado e, além da Solancis, é liderado ainda pelo Cluster dos Recursos Minerais. O consórcio junta 20 empresas da fileira, entre as quais se encontra a Julipedra, também da Benedita, 10 empresas de base tecnológica, 14 universidades, 4 associações e duas entidades públicas.
Agostinho da Silva, representante da Solancis, explicou na apresentação do consórcio, no passado dia 2 de dezembro, que os 53,8 milhões de euros vão permitir o reforço do investimento no reforço da digitalização da fileira da pedra, iniciada em 2004, e “intensificar a capacidade de atração de talento”.
“É uma fasquia alta, mas achamos que podemos criar 1000 postos de trabalho diretos e indiretos, de elevada competência e elevado perfil académico e científico”, duplicando o número de trabalhadores com cursos superiores, afirmou, assegurando que esse desígnio “não será difícil de atingir”.
O reforço da digitalização pretende aumentar a eficiência e rentabilidade das empresas, com o objetivo de aumentar o valor médio vendido por trabalhador dos atuais 40 mil euros para 90 mil euros, apostando, ainda, no reforço da internacionalização.
O consórcio pretende, também, reforçar a imagem de uma fileira amiga do ambiente. “Já somos bastante verdes em emissão de gases com efeito estufa, mas pretendemos reduzir em 30% essas emissões”, acrescentou. ■