A Cooperativa Agrícola dos Criadores de Gado da Benedita é a 22ª maior cooperativa do país, tendo apresentado em 2018 uma faturação de 18,4 milhões de euros.
A empresa tem 34 trabalhadores, foi fundada por um grupo de avicultores em 1970 e é a segunda maior do distrito de Leiria na listagem da Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES), revelada no passado mês de agosto.
As instalações da empresa foram inauguradas em 1983 e ainda hoje albergam os vários serviços da cooperativa, que se dedica, sobretudo, à indústria transformadora e tem como principal atividade o fabrico de alimento composto para animais.
Além da Cooperativa Agrícola dos Criadores de Gado da Benedita, o concelho de Alcobaça tem outras cooperativas de grande relevância, nomeadamente no setor da fruta.
A Cooperfrutas – Cooperativa de Produtores de Fruta e Produtos Hortícolas de Alcobaça, entidade que surge a nível nacional na 64ª posição, com vendas na ordem dos 9,1 milhões de euros, foi fundada 1998 e tem 76 trabalhadores.
No que diz respeito ao Oeste, a Granfer – Produtores de Frutas, empresa do concelho de Óbidos, criada em 1986, com 125 trabalhadores, e que em 2018 apresentou vendas de 7,1 milhões de euros, é a 83ª maior a nível nacional.
Segue-se a Frutalvor – Central Fruteira, do concelho das Caldas Rainha, que faturou 6,7 milhões de euros em 2018. Aquela empresa tem 84 funcionários e está na 89ª posição a nível nacional, dois lugares acima da Cooperativa Agrícola do Bombarral, uma das cooperativas mais antigas do país, que apresentou vendas de 6,6 milhões de euros no exercício analisado pela CASES.