Cutelarias de Santa Catarina e Benedita presentes em Albacete

0
386
- publicidade -

Estreia no evento marca afirmação da região como cluster da cutelaria a nível mundial

 

As cutelarias de Santa Catarina e da Benedita estiveram presentes no Encontro Mundial de Cutelaria que decorreu de 10 a 12 de junho em Albacete, Espanha. Foi a primeira vez que a associação de empresas se apresentou no certame, procurando a afirmação enquanto umas das cinco regiões a nível mundial com maior produção de cutelaria.
A comitiva foi constituída pelas autarquias das Caldas da Rainha, representada pelo vice-presidente Joaquim Beato, de Santa Catarina, pelo presidente da Junta Fernando Fialho, de Alcobaça, representada pela vice-presidente Inês Silva e por Eugénia Machado, do gabinete de apoio à presidência, e ainda pela AIRO, através de Sérgio Félix.
Neste encontro a comitiva teve a oportunidade de conhecer a Escola de Cutelaria de Albacete, uma instituição fortemente enraizada no tecido empresarial, com oficinas e laboratórios de aprendizagem numa ligação muito próxima às empresas e com uma taxa de empregabilidade de 100%.
No segundo dia foi ainda feita uma visita ao Museu de Cutelaria de Albacete, um museu considerado a nível mundial uma referência museológica deste setor empresarial. Na cerimónia foi inaugurada a Exposição da Coleção Mundial de Cutelaria que irá percorrer futuramente as capitais de cutelaria. Esta coleção é constituída por doações de empresas e colecionadores das várias regiões do mundo tendo sido iniciada em 2018 com 180 peças e agora constituída por cerca de 220 peças.
A coleção integra peças de dois cutileiros da região, Carlos Norte e Lino Jorge, do Lombo do Ferreiro, com o canivete a Falcata Lusitana, e Paulo Tuna com as peças “Faca de Petisco” e Puukko “Tuna”.
A presença no certame foi ainda destacada com um stand próprio onde foram apresentadas as empresas que constituem a associação (CIOL, CUREL, IVO, JERO, Lombo do Ferreiro, NICUL e Socutel), bem como a divulgação dos municípios de Alcobaça e de Caldas da Rainha e de produtos locais que criam valor à região.
Durante o evento mundial, foi feita ainda uma reunião das cidades de cutelaria com o objetivo de criação de uma associação mundial com o objetivo de proteger e valorizar o setor. A participação nesta entidade permitirá ainda ao cluster de Santa Catarina e da Benedita a possibilidade de acolher um próximo encontro mundial e receber ainda o espólio museológico da coleção mundial de Cutelaria. ■

- publicidade -