Desemprego no Oeste Norte corrigiu a níveis mínimos desde o início da pandemia

0
643
- publicidade -

Centro de Emprego terminou a primeira metade do ano com 4.817 inscritos à procura de emprego, um mínimo desde abril do ano passado. Só no Bombarral o número subiu face a junho de 2020

O número de inscritos no Centro de Emprego Oeste Norte confirma a tendência de aumento de procura de mão-de-obra pelas empresas e terminou o primeiro semestre com o valor mais baixo desde abril do ano passado, o primeiro marcado na totalidade pela pandemia de covid-19.
No conjunto dos concelhos das Caldas da Rainha, Alcobaça, Peniche, Nazaré, Cadaval, Bombarral e Óbidos, havia no final de junho 4817 inscritos à procura de emprego, menos 1099 do que no mês homólogo do ano passado, e menos 954 do que em fevereiro do ano passado, o último sem pandemia e que serve de referência para medir a destruição de empregos na região no período pandémico.

25% é o balanço atual do aumento do desemprego na região desde o início da pandemia, correspondente a 954 postos de trabalho. Em fevereiro deste ano, quando se atingiu um pico máximo, o desemprego em pandemia chegou a crescer 58,8%

Face ao mês homólogo do ano passado, a recuperação do mercado de trabalho representa uma redução de 18,6% no número de desempregados. Já a perda de emprego durante o período de pandemia recuperou, agora, para os 24,7%.
Recorde-se que o pico do desemprego relacionado com a crise pandémica foi atingido, na região, já em fevereiro deste ano, com um total de 6134 inscritos no Centro de Emprego Oeste Norte. Nessa altura, a pandemia tinha custado um aumento de 58,8% no número de desempregados. Em quatro meses, o mercado de trabalho terá recuperado mais de 1300 postos de trabalho.
O atual número de inscritos à procura de emprego no Oeste Norte compara, agora, com fevereiro de 2018.

- publicidade -

Alcobaça mais perto do pré-covid

A análise por concelho revela que é em Alcobaça que o desemprego está mais próximo nos níveis pré-covid.
O concelho alcobacense encerrou o primeiro semestre deste ano com 1053 inscritos à procura de emprego, apenas mais 49 do que o registado em fevereiro do ano passado. De resto, este foi o concelho da região que menos flutuação apresentou no número de desempregados ao longo destes últimos 16 meses.
O concelho com maior redução do número de desempregados é a Nazaré, onde o mercado de trabalho recuperou mais de 35% dos desempregados.
Segue-se Caldas da Rainha que ,com menos 19,3% de desempregados, regista um mínimo desde março do ano passado.
A fechar o primeiro semestre deste ano, apenas o Bombarral apresenta um aumento do número de desempregados face ao período homólogo do ano passado. Peniche e Cadaval registam descidas abaido odos 6%. ■

- publicidade -