A mercearia Despensa do Bairro abriu no início de Julho na Rua Raul Proença, número 19, próximo da Pastelaria Malhoa. Com uma oferta alargada mas apostando sobretudo nos frescos, a loja pretende funcionar, como o nome indica, como uma despensa para os moradores daquela zona. Seguem uma tendência que está a alastrar pelo país, especialmente nos grandes centros urbanos, como alternativa às grandes superfícies e com oferta mais personalizada.
Ana Clara e o marido Carlos Lourenço abriram o negócio, depois de já terem tido um café. “Decidimos lançar-nos numa aventura de abrir uma mercearia porque queremos ser uma opção para os moradores quando lhes falta alguma coisa em casa”, refere Carlos Lourenço.
É por isso que a oferta é variada e ainda se vai adaptando aos pedidos dos fregueses. Há pão do dia, legumes e frutas frescos adquiridos no mercado abastecedor local, mercearias diversas, como produtos de limpeza, detergentes, alimentação diversa, como cereais, bolachas, iogurtes, charcutaria, snacks, ou ainda um frigorífico com bebidas frescas, prontas a consumir.
O espaço, arrendado, “não é pequeno nem grande, tem o tamanho ideal para o que queríamos e as pessoas conseguem circular à vontade”, refere Carlos Lourenço.
O casal preferiu não divulgar os valores investidos. Adiantou, porém, que as verbas eram poupanças que tinham. Foi necessário fazer algumas obras de adaptação e decoração do espaço, adquirir as estantes, as máquinas frigoríficas e fazer stock. O estabelecimento dispõe também de um pequeno espaço de armazenamento.
O horário de atendimento é das 08h30 às 20h30 de segunda a sexta. Ao sábado o horário de encerramento é as 15h00 e o descanso semanal é ao domingo.