EHTO realizou jornadas de empreendedorismo

0
420

As jornadas de empreendedorismo da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO) serviram, este ano, como rampa de lançamento para o Concurso de Empreendedorismo nas Escolas, que decorre até maio numa parceria da AIRO e do Município das Caldas da Rainha.
Num evento promovido online, antigos estudantes das escolas de hotelaria partilharam com alunos de várias escolas experiências de como o pensar com inovação é importante para o desenvolvimento de novos negócios.
No lançamento das jornadas, o diretor da EHTO, Daniel Pinto, disse que o evento pretende ser um estímulo à ação, além de criar um elo de ligação entre alunos e empresas.
Este ano, o Concurso de Empreendedorismo tem como temas “Como superar a covid-19”, “Economia Circular” e “Área Empresarial”. Valter Duarte, do Centro de Inovação Turística – NEST Portugal, destacou como o setor turístico se tem reinventado no decorrer da pandemia, com a aposta em tecnologia como a realidade virtual, a digitalização e a automatização.
Exemplos desse tipo de inovação são a Sports Nature Lab, um operador turístico especializado no apoio a desportistas profissionais e amadores, que prepara os ciclos de competição em Portugal através de uma plataforma online, e a Boser, projeto vencedor da fase regional do Tourism Explorers do ano passado com uma app que providenciará serviços de entregas em locais específicos, como praias e festivais de música.
Outro testemunho de relevo no evento foi o do empresário Luís Roll, antigo aluno da Escola de Hotelaria do Porto e atual presidente do grupo Flagworld, que gere diversos negócios no ramo da hotelaria e turismo. “A base do nosso projeto foi acreditar que éramos capazes. Na hotelaria tudo é possível, se acreditarmos e convencermos as pessoas a acompanharem-nos e apoiarem-nos”, afirmou. O empresário chamou à atenção dos alunos que uma das consequências da pandemia será o aumento do endividamento, pelo que alertou para a necessidade de “termos de ter mais reservas financeiras, em qualquer tipo de negócio”. ■

 

Evento serviu de

lançamento a concurso

de negócios nas escolas