Empresa caldense é exemplo de um “ambiente económico e empresarial mais favorável”

0
763
Gazeta das Caldas

058A fábrica de cerâmica Molde foi visitada por deputados do PSD no âmbito de um périplo pelo distrito de Leiria destinado a encontrar sinais de mudança no tecido empresarial. A empresa caldense, que exporta praticamente 100% da sua produção, foi elogiada pela sua resiliência e capacidade de inovação.

“O que nós temos para vender é a excelência e a inovação”, destacou Joaquim Beato, administrador da fábrica de cerâmica Molde, durante uma visita de deputados do PSD, que teve lugar a 27 de Abril.
Joaquim Beato fez de cicerone aos deputados durante um circuito pelas instalações para que estes sentissem o “cheiro de fábrica”, como lhe chamou.
“Fazemos o melhor do mundo e isso pode comprovar-se na Bloomingdales, em Nova Iorque, mas também em lojas na Suécia, na Alemanha, em França e na Dinamarca”, disse.
A visita à Molde inseriu-se numa iniciativa denominada “Portugal Faz Bem”, da responsabilidade do grupo parlamentar do PSD, que tem como finalidade “valorizar o esforço e o contributo dos empresários e dos trabalhadores portugueses para resgatar o país e demonstrar que temos hoje uma economia real que cria, inova, investe, tem confiança e esperança no futuro”, referia a nota de apresentação.
Segundo a deputada Maria da Conceição, fazia todo o sentido visitar a Molde, por esta exportar 100% da sua produção, por ser inovadora e porque recentemente conseguiu ultrapassar o incêndio que houve nas suas instalações, demonstrando uma  grande capacidade de resiliência. “Para nós, caldenses, é uma grande honra poder contar com empresas de excelência, como a Molde”, afirmou a deputada.
O objectivo destas visitas foi também o de demonstrar que “os indicadores de confiança dos empresários e dos consumidores sinalizam um ambiente económico e empresarial mais favorável”.
Para não se limitarem a repetir os números abstractos das estatísticas os sociais-democratas quiseram “ouvir e replicar os testemunhos dos agentes da mudança”.
Nos dias 20 e 27 de Abril, os deputados do PSD eleitos pelo círculo eleitoral de Leiria, visitaram várias empresas. O primeiro dia foi dedicado ao norte do distrito, com passagem pelas empresas Matcerâmica (Batalha), Plastidom/Domplex (Leiria), Iber-Oleff (Pombal) e Avelmod (Ansião). No dia 27 estiveram no sul, visitando a Nigel (Peniche), o CPF – Centro de Produção e Comercialização Hortofrutícola (Bombarral), a Molde (Caldas) e a Moldene (Alcobaça).
Participaram nestas visitas os deputados Fernando Marques, Feliciano Barreiras Duarte, Conceição Pereira, Pedro Pimpão, Laura Esperança e Valter Ribeiro. Nas Caldas estiveram também o presidente da Câmara, Tinta Ferreira o vereador Hugo Oliveira e o presidente da distrital, Fernando Costa.
Os sociais-democratas vão agora elaborar um relatório final que servirá de base à realização, em Maio, de uma conferência no Parlamento para a qual serão convidados todos os empresários e que contará com a presença de membros do governo e dirigentes de entidades públicas.
A conferência servirá para promover um debate sobre problemas e oportunidades e culminará com a elaboração de um documento estratégico final a ser apresentado pelo grupo parlamentar ao primeiro-ministro e à comissão política nacional do PSD.