Espaço Energia aposta no conceito de promoção de saúde

0
8655
A equipa do Espaço Energia
A equipa do Espaço Energia, situado na Rua Principal das Gaeiras

Na Rua Principal das Gaeiras, nº 29 encontra-se a funcionar o Espaço Energia, uma clínica que junta a medicina convencional com as terapias complementares. “A ideia é ter o melhor dos dois mundos, criando sinergias que permitam à pessoa resolver o seu problema de saúde”, afirma Cláudia Antunes, acupuntora e coordenadora das terapias complementares.
Por exemplo, um paciente que ali chegue com uma tendinite ou uma depressão, além de ser tratado por um especialista da medicina da área convencional, também pode ser acompanhado pelo terapeuta da medicina complementar. As terapêuticas complementares partem de uma base filosófica diferente da medicina convencional e têm diagnósticos e tratamentos diferentes, como são disso exemplo a acupuntura ou a homeopatia.
Mas o seu trabalho não se esgota no tratamento da doença de forma integrada, apostando também no conceito de promoção de saúde. O objectivo é que a pessoa não procure o médico apenas quando está doente, mas que possa manter a sua saúde o máximo de tempo possível, numa atitude de prevenção.
No Espaço Energia há consultas de Medicina Geral e Familiar, Psiquiatria, Neurologia, Otorrinolaringologia, Ginecologia e Obstetrícia, Urologia, entre outras, tendo por director clínico Francisco Vieira Lino. Uma consulta de Medicina Geral custa, por exemplo, 35 euros, enquanto que uma consulta de especialidade em Reumatologia ou Urologia, tem um preço de 60 euros.
Ao nível das terapias complementares existe Acupunctura, Osteopatia, Naturopatia, e Homeopatia e outras técnicas de relaxamento como o shiatsu, tai-chi, yoga, pilates clínico e massagens.
O Espaço Energia é propriedade da empresa ESPNE Saúde Lda, e começou a funcionar em inícios de Outubro. A empresa não quis avançar o investimento inicial feito no espaço e que criou dois postos de trabalho.
A escolha recaiu nas Gaeiras por o concelho de Óbidos ainda não ter uma grande oferta ao nível dos cuidados de saúde e a terapeuta Cláudia Antunes já trabalhar na área há alguns anos e neste concelho. “Nota-se cada vez mais uma procura, por parte das pessoas, das terapias complementares”, refere Cláudia Antunes, dando nota das boas condições da clínica, composta por seis consulrios e duas salas zen com jardim interior.
Ao nível da responsabilidade social pretendem estabelecer protocolos com instituições de solidariedade social do concelho, de forma a possibilitar consultas a custos mais acessíveis nas áreas das terapias complementares a idosos ou pessoas carenciadas.
O Espaço Energia está aberto diariamente, durante a semana, entre as 9h00 e as 20h00 (fecha para almoço entre as 13h00 e as 14h00) e ao sábado funciona entre as 9h00 e as 13h00.