Está a decorrer a 5ª edição do Tourism Explorers

0
259
A equipa vencedora da fase de ideação, cujo pitch se realizou a 18 de fevereiro na EHTO

App que reúne serviços dedicados aos animais de estimação foi a ideia vencedora da 1ª fase

Uma app que reúne serviços e informação dedicada aos donos de animais de estimação que querem fazer férias com os seus amigos de quatro patas foi a ideia vencedora da primeira fase (a da ideação) da quinta edição do Tourism Explorers nas Caldas. Os discursos decorreram na Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, na tarde de 18 de fevereiro.
A ideia, de Beatriz Bolieiro, Fernanda Lima, Carla Oliveira e Henrique Marques, pretende colmatar as dificuldades que são sentidas na hora de procurar, por exemplo, alojamentos ou estabelecimentos de restauração que aceitem a entrada de animais. “A informação até pode existir, mas está dispersa, o nosso objetivo é juntar tudo numa app”, explicaram, no pitch (discurso) de apresentação. A existência de serviços de transporte de animais ou de pet sitting, por exemplo, também seriam incluídas nesta plataforma.
Nesta fase participaram no total 11 pessoas, sendo que sete eram alunos do curso de Gestão e Turismo da própria escola e os restantes eram empreendedores externos à EHTO.
Estas ideias de negócio foram desenvolvidas pelos participantes em apenas dois dias e meio, depois de o Turismo de Portugal ter apresentado aos concorrentes uma série de desafios que se colocam ao setor.
Conforme explicou Célia Antunes, responsável pelo desenvolvimento do programa nas Caldas, nesta fase “as ideias são embrionárias”, mas o objetivo é que possam tornar-se num negócio, seguindo-se, então, a chamada fase da aceleração.
A ideia vencedora da primeira fase entrou diretamente na aceleração, que termina a 24 de março. A melhor ideia desta segunda fase irá receber dois mil euros da Câmara das Caldas, 30 horas de consultadoria da empresa Núcleo Inicial e seis meses de incubação no Parque Tecnológico de Óbidos. A segunda melhor ideia receberá 250 euros da AIRO. Depois, seguir-se-á uma fase nacional, cuja final será este ano nas Caldas, reunindo na cidade termal as cinco melhores ideias de cada cidade participante (além das Caldas, também Lisboa, Porto, Coimbra e Faro).