O evento de Natal, que animou as ruas das Caldas da Rainha durante a quadra festiva, fez aumentar o consumo no comércio caldense em relação aos anos anteriores, segundo um inquérito realizado junto dos comerciantes que foi encomendado pela ACCCRO. O estudo revela que o comércio teve incrementos nos seus negócios entre os 20% e os 60% e que metade dos estabelecimentos teve novos clientes.
A ACCCRO – Associação Empresarial das Caldas da Rainha e Oeste realizou dois inquéritos relativos ao evento “Natal dos Sorrisos”, que decorreu durante as seis últimas semanas do ano, e os resultados permitiram concluir que a edição de 2017 voltou a ser proveitosa para o comércio caldense.
O inquérito realizado aos comerciantes demonstra que a maioria dos estabelecimentos caldenses tiveram um acréscimo de vendas durante as seis últimas semanas do ano, entre os 20% e os 60% em relação ao mesmo período de 2016. Já no ano passado, num estudo similar, os comerciantes tinham apontado a aumentos de vendas, na sua maioria até aos 40% em relação a 2015.
A subida das vendas está associada ao aumento de clientes no período em que o evento decorreu, segundo 73,1% dos inquiridos. Perto de metade dos comerciantes (48,4%), assinalou a presença de novos clientes nos seus estabelecimentos.
Paulo Agostinho, presidente da ACCCRO, sublinhou que todos os objectivos propostos com o projecto Natal dos Sorrisos foram alcançados, acrescentando que será difícil a partir desta fase manter o mesmo ritmo de crescimento de visitas e de negócios nas próximas edições. Os dados recolhidos permitem ao presidente da associação concluir que o comércio tradicional das Caldas está actualmente a competir “com os grandes centros comerciais que existem pelo país”.
Juntamente a este estudo foi realizado um outro, através da rede social Facebook, dirigido ao público em geral. Neste, 89,2% dos inquiridos responderam ter visitado o evento e, destes, 95% gostaram e 97% recomendaram-no a familiares e amigos. Perto de 91% dos inquiridos afirmou ter consumido durante a visita ao evento no comércio local. A maioria das pessoas (64,6%), disse ter tirado e partilhado fotografias do evento nas redes sociais.
O inquérito revelou que os três aspectos mais valorizados no evento foram a iluminação, a animação de rua e o comboio turístico.
Ambos os estudos foram conduzidos durante o mês de Janeiro, após concluído o evento. O inquérito aos comerciantes foi validado por 300 respostas, mais 60 do que o realizado no ano passado. Já o inquérito ao público em geral obteve 100 respostas, a maioria (72,3%) por residentes nas Caldas da Rainha, mas foram obtidas respostas de residentes nos concelhos limítrofes e também de Lisboa, Portimão, Coimbra e Entroncamento.
DE SETE PARA 170 PARCEIROS
Foi em 2013 que a ACCCRO decidiu apostar num evento de Natal forte que permitisse dinamizar verdadeiramente o comércio local. Paulo Agostinho recorda que o projecto foi pensado a cinco anos e, de lá para cá houve um crescimento enorme da dinâmica que tornou as Caldas da Rainha numa referência nacional dos eventos de Natal.
Dos sete parceiros envolvidos nessa edição de 2013, evoluiu-se para os 170 parceiros em 2017. De dezenas de pessoas que assistiam ao ligar das luzes em 2013, passou-se para um evento de inauguração que fez com que “milhares de pessoas tenham vindo de propósito para as Caldas”, referiu Paulo Agostinho, lembrando ainda os ecos que houve na imprensa local e nacional.
Apesar do valor investido pela autarquia se ter mantido em relação a 2016 (76 mil euros para a iluminação mais 20 mil euros para a animação), em 2017 o evento teve um orçamento global superior ao anterior, com um total de 160 mil euros. Esse aumento foi conseguido junto do tecido empresarial, que suportou a animação do evento em cerca de 64 mil euros.
O presidente da associação empresarial acrescentou que o reforço da marca Caldas da Rainha tem repercussões a médio e longo prazo, porque quem visita a cidade e gosta do seu ambiente, acaba por regressar noutras alturas do ano.
Tinta Ferreira, presidente da Câmara das Caldas, esteve na apresentação dos resultados do estudo e realçou que “apesar de outros concelhos terem aumentado o investimento para ir atrás de quem se afirmava como marca nesta época, Caldas continuou a crescer muito, a renovar-se e a ser atractiva”.
ORÇAMENTO TEM DE CRESCER
Em Abril a ACCCRO vai começar a planear o Natal dos Sorrisos de 2018 com uma certeza: “dificilmente se poderá manter o patamar de excelência que se atingiu com o mesmo orçamento”, afirmou Paulo Agostinho.
O presidente da associação comercial diz que ainda não tem uma ideia da verba necessária para a edição deste ano, nem daquilo que será feito. No entanto, sublinha que será necessária uma “reinvenção para sermos originais, sem desvirtuar o que tem sido feito até aqui”.
Em relação a um possível aumento da dotação orçamental da autarquia para o evento de Natal deste ano, Tinta Ferreira confia no realismo da associação empresarial e que a proposta desta não será de algo que o município não possa acompanhar.