Factura da EDP informa origem das fontes de energia

0
645
- publicidade -

Desde o passado mês de Fevereiro que a factura da EDP vem repleta de informação e a sua leitura torna-se algo confusa, apesar da empresa alegar ser mais simples.
O principal problema é o design adoptado, no qual se misturam valores a pagar, publicidade e incentivos à poupança.
Para os interessados, a factura tem um manancial de elementos sobre electricidade e poupança, com informações sobre os quilovolts e quilowatts, ou da origem da energia consumida.

Por exemplo, na factura de Setembro, a EDP informa que em Julho deste ano os consumidores serviram-se de energia eléctrica produzida maioritariamente através de gás natural (29,4%) e do vento (26%), mas também através de cogeração, hídrica, nuclear e carvão. Este mix varia ao longo do ano, sendo notório que no Inverno há mais energia produzida nas barragens (hídrica) e menos carvão.
Para além desses dados, fazem parte ainda da factura a informação das leituras e consumos, mensagens ao cliente e todos os dados relativos ao contrato.
Na zona de detalhe da factura aparece também o valor cobrado mensalmente pela controversa contribuição audio-visual (antiga taxa de radiodifusão).
Esta contribuição, de 1,74 euros mensais, serve para o financiamento do serviço público de radiodifusão. O Orçamento de Estado para 2011 prevê um aumento de 30% da contribuição (2,25 euros por mês).
Os consumidores com um consumo anual de energia até 400 Kwh estão isentos.
A EDP incentiva os seus clientes a optarem pela factura electrónica, para que se poupe papel, embora nada ofereça em troca (mesmo tendo em conta a redução de custos que obteria em papel, correios e processamento da correspondência) Ao aderir à factura electrónica o cliente passa a receber através de correio electrónico a factura em formato digital. No caso de precisar de ter os dados em papel para pagamento da factura, terá que ser o cliente a imprimir.
A principal vantagem para o cliente, para além de estar a ajudar o ambiente, é passar a ter todas as facturas disponíveis na Internet (www.edpsu.pt).

- publicidade -

Endesa no consumo doméstico

Entretanto, e devido à liberalização do mercado da energia eléctrica (mesmo para consumo doméstico) a empresa espanhola Endesa já está no mercado e tem vindo a oferecer aos consumidores 5% a menos do que a factura da EDP.
Os interessados podem contactar o tel. 800101033, devendo ter à mão uma factura da EDP, podendo de imediato passar o contrato para a Endesa.

- publicidade -