Falta de programadores na região leva Janela Digital a crescer em Espanha

0
3290
A Janela Digital foi fundada em 1999 nas Caldas e mudou-se para o Parque Tecnológico de Óbidos em 2009| D.R.

Tecnológica com base no Parque Tecnológico de Óbidos vai expandir operação que tem em Badajoz para responder a projeto de 20 milhões de euros

A Janela Digital, Informática e Telecomunicações, SA, empresa da área das tecnologias da informação sedeada no Parque Tecnológico de Óbidos, tem um projeto para crescer a operação que tem em Badajoz (Espanha), que só não será desenvolvido na região por falta de programadores.
João Figueiredo, CEO da empresa, disse à Gazeta das Caldas que a expansão da operação surge em sequência de uma proposta “de uma superempresa de Maiorca, no valor de 20 milhões de euros a 4 ou 5 anos”. Esse projeto implicará o crescimento da força de trabalho da empresa em cerca de 100 programadores, que a Janela Digital não consegue satisfazer em Óbidos. “É um problema termos aqui uma estrutura como o Parque Tecnológico e não termos universidades a formar na área”, lamenta o empresário, que se tem debatido ao longo de vários anos pela integração de um curso superior de programação no Oeste.
Assim, a Janela Digital irá optar por alterar a sua delegação em Espanha. Há cerca de dois anos, a empresa obidense mudou a filial de Barcelona, que era estritamente comercial, para Badajoz, onde existe um pólo da Universidade da Estremadura para as tecnologias de informação.
“Este projeto é um desafio gigantesco, não encontramos recursos aqui, temos que apostar lá”, frisa João Figueiredo, acrescentando que a existência desse polo já permitiu a uma empresa norte-americana fixar-se naquela região com cerca de 1500 trabalhadores. “Se cá não há recursos e lá há vontade e recursos, vamos desenvolver lá o projeto, beneficiando a nossa empresa também”, refere.
De resto, o empresário recorda que, desde a formação, tem batalhado para se manter na região, mesmo com as parceiras com a PT e agora com a a Altice, que têm os recursos concentrados em Lisboa e Aveiro. No entanto, considera que esta limitação em termos de recursos humanos na área da programação informática “é má para a região”, uma vez que “esta é uma atividade crucial nos tempos que correm, em que quase todos os produtos levam ou são feitos por um computador e exigem software”. “Andamos distraídos para estas questões, que podem dar emprego a muita gente, numa área de negócio em que não precisamos de ser centro da Europa”, adverte.
O empreendedor diz acreditar que haja “boa vontade dos governantes” para dotar a região de ensino na área tecnológica, mas que esta “não tem chegado” para resolver o problema.
A Janela Digital é a maior empresa de base tecnológica da região. Em 2019 gerou um volume de negócios de 5,7 milhões de euros, dos quais 7,8% para exportação, e registou um resultado líquido de 2 milhões. Emprega 109 colaboradores. Criada em 1999, a empresa é o principal fornecedor de suporte tecnológico do setor imobiliário em Portugal, nomeadamente em termos de software de gestão e marketing. É também responsável pelo portal Casa Sapo, o maior portal imobiliário do país. ■