Fileira de hortícolas, frutos e flores debatida em Alcobaça

0
322

Alcobaça acolhe hoje, 15 de Junho, uma sessão de trabalho da Fileira das Hortícolas, Frutos e Flores. A decorrer no Centro de Actividades de Fruticultura (antiga Estação Nacional de Fruticultura de Vieira Natividade), este encontro decorre no âmbito do projecto InAgri, que visa promover a partilha de conhecimentos dentro do sector agroindustrial da zona Centro do país e a adopção de práticas geradoras de sustentabilidade e competitividade.
Em Alcobaça, entre as 10h00 e as 17h00, a iniciativa pretende pôr em diálogo produtores individuais, cooperativas, empresas de comercialização e distribuição, bem como unidades industriais. Identificar os problemas que afectam a fileira e estabelecer elos de ligação a futuros projectos de cooperação e investigação, são outros objectivos desta sessão, onde os trabalhos vão decorrer em forma de brainstorming, com os participantes a poderem expressar livremente as suas ideias.
O projecto InAgri contempla ainda outras sessões de trabalho, dedicadas a outras fileiras. A 20 de Junho fala-se de cereais em Montemor-o-Velho e seis dias depois é a fileira da carne que estará em debate na Anadia. A 3 de Julho o projecto regressa ao Oeste, com uma sessão sobre o peixe em Peniche.

J.F.

Programa
10h00 – Recepção a convidados e participantes
10h05 – Abertura, por Henrique Pires dos Santos, do Centro de Estudos dos Recursos Naturais, Ambiente e Sociedade
10h10 – Apresentação do InovCluster, por Cláudia Domingues
10h20 – Apresentação da Plataforma InAgri, por Ana Salomé Ferreira
10h45 – Introdução à Fileira das Hortícolas, Frutos e Flores, por investigadores da Comissão Técnico-Científica do InAgri
11h00 – Início dos trabalhos: Geração de Ideias
14h30 – Retomar dos trabalhos: Agrupamento, hierarquização e debate de propostas de solução
16h30 – Finalização dos trabalhos: Estabelecimento de Consensos
17h00 – Encerramento da sessão de trabalhos, por Henrique Pires dos Santos