Novo ginásio abre nas antigas instalações do Balance Club, em São Cristóvão, no final do mês de maio
O Grupo Balance continua a inovar no mercado dos ginásios e prepara-se para lançar uma terceira marca de ginásios físicos. O Fitness Th30ry vai abrir nas Caldas no final de maio e traz um novo e diferenciador conceito, que o grupo caldense quer fazer expandir rapidamente pelo país através de franchising. O novo espaço surge onde tudo começou para a empresa, nas antigas instalações do Balance em São Cristóvão.
O Fitness Th30ry junta-se ao Balance Clube e ao Fitness Factory e traz uma nova filosofia que promete revolucionar a forma como as pessoas encaram a prática de exercício físico. O nome diz muito sobre o conceito. O grupo caldense fez todo o trabalho de desenvolvimento científico do programa, que se aplica a qualquer tipo de pessoa e objetivo. Uma das grandes vantagens que o FT30 oferece aos futuros clientes é a obtenção de resultados com sessões de treino mais curtas, de meia hora (daí o 30), idealmente três vezes por semana. Os resultados são maximizados através da monitorização do exercício.
“A maior desculpa que se utiliza para não se fazer exercício é a falta de tempo, mas é possível obter resultados com sessões de treino mais curtas e o treino não tem que ser todos os dias no ginásio, pode-se ir ao ginásio e completar com exercício em casa, a jogar futebol, ou padel, com os amigos”, refere Pedro Simão, CEO da Balance Company.
Ao reduzir o tempo das sessões de treino, Pedro Simão acredita que há potencial para trazer mais pessoas ao ginásio, pelo que a nova insígnia não será concorrente direta das duas que o grupo já detém. “O objetivo não é aumentar a quota do mercado existente, é fazer crescer o mercado, sentimos que há potencial para isso”, considera.
Mas não é apenas no conceito que o FT30 se quer diferenciar. Máquinas modernas, uma praça aberta, onde se realizam os circuitos, com quatro monitores superiores que permitem aos utilizadores saberem tudo o que se está a passar no ginásio, e uma cycling boutique, num ambiente leve, onde a tranquilidade do verde predomina, também fazem parte do conceito. Assim como a utilização de tecnologia. Tudo será controlado através de uma app exclusiva e dedicada, totalmente desenvolvida pela Balance Company. Desde o check-in no ginásio, fazer todo o registo e monitorização da atividade, mas também funcionalidades que permitem tirar maior partido da experiência, como assinalar conquistas e partilhá-las com a comunidade do ginásio, numa componente de socialização.
Ao centrar a parte mais administrativa na app, “conseguimos que toda a equipa se possa dedicar ao acompanhamento do cliente”, sublinha Pedro Simão.
Tal como as outras duas marcas de ginásios do grupo, o FT30 nasce nas Caldas, mas com objetivos de expansão, bebendo da experiência do grupo com as marcas Balance e Fitness Factory. O grupo tem uma rede com cerca de 40 ginásios, estima atingir aos 50 ainda este ano e, com a nova marca, estima poder chegar à centena em médio prazo.
O novo ginásio vai empregar mais cinco pessoas e aumentam os postos de trabalho do grupo nas Caldas para as 60, e cerca de 600 em toda a rede de ginásios.
A expansão da empresa faz-se também além-fronteiras. Este ano já abriu um ginásio na Índia, onde estima continuar a implementar-se, e está prevista a abertura de dois ginásios em Espanha, dois mercados distintos que abrem também portas para que as marcas do grupo cheguem a outros países.
A empresa tem também crescido em volume de negócios. “Em 2022 tivemos um crescimento de dois dígitos”, refere Pedro Simão, acrescentando que o início deste ano permite perspetivar o mesmo. “Nunca parámos de crescer, mesmo durante a pandemia”, realça o empresário, destacando que o grupo é já o terceiro maior do país neste mercado e “o único dos cinco primeiros que não tem um fundo de investimento ou um grande grupo económico por trás”.
A estratégia de crescimento tem passado por instalar ginásios, em sistema de franchising, em cidades de pequena e média dimensão, proporcionando oportunidades a quem quer abrir o próprio negócio, ou reconverter ginásios, beneficiando de todo o apoio de retaguarda do grupo caldense. ■