Frubaça vai abrir novas lojas em Leiria e Santarém

0
58
Cooperativa lançou campanha de insentivo à utilização de sacos reutilizáveis, com desconto sobre o total das compras

Novos espaços vão aumentar para 20 a rede de lojas Copa. Cooperativa tem procurado dinamizar a componente de venda direta ao público

A Frubaça – Cooperativa de Hortofruticultores CRL, está a preparar a abertura de mais duas das suas distintas lojas Copa, uma delas em Leiria e outra em Santarém. O objetivo é aumentar a cobertura nessas capitais de distrito, de modo a rentabilizar da melhor forma possível o custo logístico da operação.
Em Leiria, a nova loja está a nascer na nova zona a nordeste da cidade, que tem tido crescimento em torno do Hospital de Santo André. “É uma zona com muito movimento e justifica esta aposta”, explica o administrador da Frubaça, Jorge Periquito.
A loja irá fazer a triangulação com as duas que a cooperativa de Alcobaça já tem na capital do distrito, uma nos Marrazes e outra junto ao Quartel do Regimento de Artilharia 4.
Em Santarém, a localização visa, igualmente, “completar” a oferta que a cooperativa já tem na capital ribatejana, ficará localizada junto ao Hotel Santarém, próximo do CNEMA.
O objetivo das duas lojas é “captar uma nova franja de clientes”, refere Jorge Periquito, que estima a abertura dos dois novos espaços para antes do verão. De resto, a Frubaça já está a recrutar para as duas novas lojas.
Estes novos espaços surgem dentro do que tem sido o plano de expansão das lojas Copa. “Andávamos há algum tempo a procurar os locais ideais, o que não é fácil, porque precisamos de estacionamento, acesso para as paletes por causa das cargas e descargas”, refere o administrador da cooperativa.
As lojas Copa estão presentes numa área geográfica que cobre desde o Cartaxo à Marinha Grande e Ourém, num total de 18 lojas. “Queremos continuar a abrir lojas dentro desta área geográfica porque a logística é pesada, uma vez que todos os dias temos que entregar produtos frescos”, acrescenta.
Entretanto, a Frubaça tem introduzido algumas novidades nas suas lojas Copa. Uma das principais trata-se de uma campanha de fidelização, que é também um convite à reutilização dos sacos. O cliente que adquira um saco reutilizável da Copa tem acesso a descontos sobre o total das compras cada vez que o reutiliza.
Jorge Periquito diz que a campanha resultou de “um debate longo dentro da empresa”, que queria uma forma de beneficiar este comportamento ambientalmente sustentável. “Achámos que podíamos favorecer quem não poluiu. Transferimos o que era despesa nossa com os sacos não reutilizáveis para uma receita para o consumidor, que assim é beneficiado pelas políticas de redução dos plásticos em vez de ser penalizado”, sustenta.
Novidade recente, adotada durante o período de confinamento, foi também a possibilidade de realizar encomendas prévias para levantar em loja, numa forma de melhorar o tempo de atendimento. “É um serviço que tem crescido. A encomenda é preparada em armazém à medida, o que significa que os produtos têm menos 24 horas do que os expostos em loja”, refere o empreendedor.
O administrador da Frubaça realça que houve um ligeiro aumento na procura da rede de lojas da cooperativa durante o confinamento. “As pessoas estão a valorizar mais a alimentação e a produção local”, destaca. ■